A Policia Federal no Ceará deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a “Operação Firewall”, com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em fraudes bancárias.
Foram cumpridos 14 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal no Ceará.
No Ceará, a operação foi realizada em Fortaleza e São Benedito, na Serra da Ibiapaba. Em São Paulo, também houve atuação de equipes da PF. Ao todo, foram mobilizados 100 policiais federais, entre agentes e delegados.
A “Operação Firewall” é resultado dos trabalhos realizados a partir do Projeto Tentáculos, que é resultado do acordo firmado entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a PF. O obetivo desse acordo é combater fraudes que lesam a CEF, através de clonagem de cartões bancários e do canal Internet Banking.
As investigações tiveram início a partir de análise dos dados existentes na Base Nacional de Fraudes Bancárias, o que possibilitou a identificação da atuação de uma grande quadrilha de “cartãozeiros” com raiz no Ceará e ramificações em outros Estados.
A quadrilha agia há mais de três anos e fraudava, além da CEF, outras instituições financeiras, não sendo possível especificar o valor total da fraude. Para saber o valor do prejuízo causado à CEF, foi realizada consulta na base de dados referente ao período compreendido entre janeiro de 2009 a março deste ano. O resultado parcial ultrapassa a cifra de R$ 3 milhões.
A atuação dos criminosos começou com a criação de programas que são espalhados na internet e instalados nos computadores das vítimas, quando elas entram na internet e abrem e-mail infectado por vírus. Esses arquivos monitoraram o computador, captam os dados financeiros do usuário e retransmitem as informações para o dono do programa.
Os acusados presos estão na carceragem da Superintendência Regional da PF. Eles serão transferidos para uma das CPPLs da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde aguardarão o pronunciamento da Justiça Federal e responderão pelos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Ainda nesta quarta-feira, o coordenador da “Operação Firewall” no Ceará concederá entrevista coletiva, para fornecer detalhes dos trabalhos que resultaram no desmantelamento de mais uma quadrilha de “cartãozeiros”.
Fonte: Jangadeiro on line
Comentários