O município de Pedra Branca, no sertão central do Ceará, passa um momento muito difícil no que se refere a abastecimento de água devido ao inverno irregular e fraco deste ano.
A queixa é do prefeito Antonio Góis, observando que para não passar sede, a população rural está transportando água, através de carro pipa, de muito longe. Informa que luta para conseguiu recursos federais e estaduais com o objetivo de tomar as providências necessárias para solucionar o problema.
Ele viajou a Brasília e na agenda levou a negociação de um açude que pretende construir no distrito de Cruzeta. “A situação de água no Sertão Central, que é a nossa região, é muito difícil e é por isso que estou indo a Brasília, para ver se consigo liberar os recursos necessários para a construção desse açude, que vai resolver a questão do abastecimento do meu município”, acredita.
A capacidade de armazenamento d’água do açude Cruzeta é de 12 milhões de metros cúbicos, e cujos recursos para a construção ainda estão sendo levantados junto ao governo federal.
O prefeito informou que também está tentando conseguir recursos para cavar poços profundos em algumas áreas do município, que está quase todo com problema de abastecimento.
Acrescentou que já está preparando o caixa para pagar a segunda parcela – 50% – do 13º salário do funcionalismo municipal. Disse ainda que está dotando Pedra Branca de infraestrutura de um modo geral e reformando o hospital para atender as novas demandas que estão surgindo. Destacou a construção de 540 casas populares, que já estão ficando prontas e serão entregues a pessoas que moram em áreas de risco.
Fonte: O Estado
Comentários