A Polícia da boa vizinhança em Quixadá (Programa Ronda do Quarteirão) completou no ultimo sábado, dia 19, o seu primeiro aniversário de funcionamento, com boas razões para comemorar o feito.
Nas entrelinhas, os dados estatísticos comprovam expressiva redução em todos os indicadores de criminalidade, corroborados pelo aumento na sensação de segurança percebida pela grande maioria da população urbana, residente na maior cidade do Sertão Central do Estado.
As conclusões obtidas foram decorrentes de levantamentos procedidos de 19/03/2010 a 19/03/2011, comparativamente com o mesmo período de tempo anterior, a partir de relatórios diários de ocorrências registradas na sede do XVIII NPC de Quixadá e 2ªCia/1ºBPM, e que justificaram a boa receptividade da população para com o Programa Ronda do Quarteirão desde o seu advento em Quixadá.
Em suma, os números dão conta de uma redução geral da ordem de 34,22% nos indicadores de criminalidade, com destaque especial para a taxa de homicídios (-0,27%), roubos (-8,09%) e furtos (-40%).
“Os resultados obtidos são reflexos da integração entre a polícia comunitária, implementada pelos policiais militares que compõe o Programa Ronda do Quarteirão, e a sociedade quixadaense, a qual acolheu de modo bastante positivo as ações da polícia da boa vizinhança no maior núcleo urbano do Sertão Central do Estado”, garante o CAP PM Cavalcante, Supervisor do Núcleo de Policiamento Comunitário de Quixadá.