Teve início nesta terça-feira,dia 07, em Iguatu mais uma etapa de Encontros Regionais promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará.
A fim de agregar as competências de outras instituições e no esforço coletivo de levar aos municípios cearenses informações de grande relevância na Gestão Pública.
Estiveram reunidos, juntamente com a presidência do TCM, os prefeitos Agenor Neto, Zé Hélder, Fátima Maciel; a auditora do TCM, Leilyanne Brandão Feitosa e o auditor do TCM ,Fernando Uchoa; a representante do TCU, Shirley Gildene Brito Cavalcante e o representante da CGU, ClaudioHenrique Fontenele Santos e o representante da EGP , Wagner Nery Moreira.
Na oportunidade foram realizadas Oficinas Práticas que reforçaram o desempenho das atividades desenvolvidas pelos servidores municipais no exercício de suas funções, bem como orientações aos conselheiros municipais quanto ao melhor acompanhamento das despesas públicas efetivadas nas áreas de Educação, Saúde, Alimentação Escolar e Ação Social.
“Desejamos agora difundir a cultura de antecipação na análise dos atos praticados pelos gestores, como forma de garantir-lhes segurança legal nas iniciativas que venham a tomar, evitando no nascedouro a possibilidade de danos ou prejuízos aos municípios e à população.”, afirmou Manoel Veras.
Para o prefeito Agenor Neto este é um ótimo momento para que não apenas os gestores mas a própria população saiba quais os mecanismos para a fiscalização de ações, “em todo o nosso mandato nenhuma conta da prefeitura foi reprovada no TCM é uma demonstração de seriedade e além disso apresentamos nos investimentos um considerável aumento em setores como saúde e educação é assim que atuamos, com responsabilidade e transparência” disse.
Entre a quarta, dia 08, e quinta-feira, dia 09, será a vez de Jaguaribe sediar os debates, contando com a participação dos municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.