O secretário das Cidades Camilo Santana assinou, nesta quarta-feira, dia 19, com a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), o convênio para a elaboração de planos de saneamento básico em 66 municípios do Estado.
O documento envolve recursos da ordem de R$ 1,6 milhão, sendo metade dos recursos oriundos do Estado e a outra metade contrapartida dos municípios.
O convênio prevê a elaboração de planos para resolver questões que envolvem a rede de água, esgoto, resíduos e drenagem em municípios com população de ate 20 mil habitantes e que não tenham plano de saneamento básico.
O encontro com os gestores municipais aconteceu em Fortaleza e contou com representantes da Cagece, da Arce e do IFCE.
Para o secretário Camilo Santana, a demanda é importante uma vez que o Estado está garantindo aos municípios a elaboração dos seus planos municipais de saneamento. “Nós vamos repassar recursos para os prefeitos poderem concretizar o projeto nas suas cidades”, afirma. Ele diz que agora o plano e uma exigência do Governo Federal e vai permitir que os municípios tenham melhores planejamentos nas áreas de habitação, resíduos sólidos, entre outros, esclarece.
De acordo com a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, o convenio é fruto de uma demanda apresentada ao Governo do Estado, para financiamento dos planos.
Ela acrescenta que em 20 municípios os trabalhos já foram iniciados e a previsão e de que sejam concluídos no prazo de nove meses. “Esse é um passo muito importante para os municípios uma vez que muitos problemas enfrentados pela população são decorrentes da falta de saneamento básico”, reconheceu. A prefeita aproveitou para agradecer a parceria do titular das Cidades, que se coloca a disposição para resolver questões municipalistas.
Durante a solenidade, os municípios de Apuiarés, Uruoca, Jijoca de Jericoacora, Cariré, Choró, Capistrano, Itaiçaba, Iracema, Guaramiranga e Fortim assinaram a adesão ao convênio.