Quixeramobim tem um caso suspeito da gripe suína, prefeitura mobiliza para prevenção

- por
  • Compartilhe:

A Secretaria Municipal da Saúde e o Departamento de Vigilância em Saúde de Quixeramobim emitiram na manhã desta terça-feira, dia 29, uma nota técnica de promoção e prevenção dos casos de influenza H1N1.

Segundo informações do Departamento de Vigilância em Saúde, Quixeramobim apresenta apenas um caso suspeito.

Conforme repassado, o caso é de uma criança que esteve em Pedra Branca e que até esta terça-feira apresentou apenas um sintoma, estando em observação por uma equipe médica.

A nota técnica divulgada apresenta alguns sintomas da Síndrome Gripal: Maiores de 06 meses de idade – indivíduo apresentando febre de início súbito, mesmo que referida, acompanhado de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: cefaléia, mialgia ou artralgia, bem como menores de 06 meses de idade – indivíduo apresentando febre de início súbito mesmo que referida e sintomas respiratórios e sinais e sintomas comuns são o desenvolvimento súbito de calafrios, mal-estar, cefaléia, mialgia, dor de garganta, artralgias, prostração, rinorréia e tosse seca.

Modo de transmissão

A influenza é uma doença respiratória transmitida por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo doente ao falar, espirrar e tossir.

A transmissão também pode ocorrer por contato direto ou indireto com secreções nasofaringeanas.

Período de incubação

Pode variar de 01 a 07 dias; sendo mais comum de 01 a 04 dias.

Período de transmissibilidade

Um indivíduo infectado pode transmitir o vírus desde dois dias antes até cinco dias após o início dos sintomas. Alguns casos podem evoluir com complicações.

São sinais de agravamento:
• Aparecimento de dispnéia;
• Persistência ou aumento da febre por mais de três
• Exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica;
• Exacerbação de doença cardíaca pré-existente;
• Alteração do sensório;
• Exacerbação dos sintomas gastrointestinais em crianças;
• Desidratação.

O documento especifica ainda algumas medidas preventivas:

Renovar o ar do ambiente, abrindo portas e janelas durante, pelo menos, uma hora a cada dia; Nos ambientes refrigerados, onde não há portas e janelas, deve funcionar sistema de exaustor para renovação do ar; Limpar diariamente sujidades dos ambientes coletivos, de preferência com pano umedecido com água e hipoclorito; Limpar componentes de climatização em intervalos preconizados pela ANVISA; Assegurar, nos ambientes coletivos, a presença de pia com água corrente e sabão, ou dispositivo com álcool-gel a 70% para limpeza freqüente das mãos.

As pessoas com sintomas de gripe ou qualquer doença respiratória infecciosa devem evitar ambientes coletivos, procurar um serviço de saúde para avaliação, ingerir bastante liquido, manter repouso relativo e só retornar aos ambientes coletivos 48hs após o desaparecimento dos sintomas; Higienizar as mãos com água e sabão, ou álcool a 70ºC antes das refeições, antes de tocar olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro; Evitar tocar olhos, nariz e boca após contato com objetos potencialmente contaminados, sem antes lavar as mãos, como: maçanetas, telefones, corrimão, relógio de ponto e superfícies lisas, que devem ser limpas com frequência e não compartilhar alimentos, copos, canudos, toalhas e outros objetos de uso pessoal.

Fonte: Sistema Maior




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.