O sonho acabou para o Ceará. A equipe que se preparou para a partida contra o Bahia encarando como uma final, mas não resistiu ao melhor futebol da equipe baiana. Além de não fazer a sua parte hoje a equipe alvinegra viu o Cruzeiro golear o Atlético Mineiro por 6 a 1 e se livrar do rebaixamento.
Mas como disse o goleiro Diego no final da partida resume bem o campeonato do Ceará: “O Ceará não foi rebaixado no jogo de hoje”.
Na primeira etapa o Ceará começou pressionando. Osvaldo perdeu um gol incrível cara a cara com Marcelo Lombar logo aos 7 minutos. Apesar da pressão alvinegra o Bahia aproveitou bem os contra ataques e marcou aos 13 minutos com Camacho que chutou de fora da área abrindo o placar para a equipe baiana, depois do gol o Bahia continuou chegando e o Ceará diminuiu o ritmo, a equipe tricolor chegou ao segundo gol aos 43 minutos, Lulinha chutou fraco, mas pegou Diego no contrapé e ampliou para os baianos. O Ceará ainda teve forças com Felipe Azevedo aos 45 minutos em chute de fora da área.
Na segunda etapa os jogadores do Ceará voltaram com maior animo e o time alvinegro retornou mais agudo e criando oportunidades, Felipe Azevedo perdeu gol feito no começo do segundo tempo. Washington deu maior mobilidade ao Ceará e levou perigo em pelo menos três cabeçadas, mas esbarrou na falta de pontaria e na bela atuação do goleiro Marcelo Lombar.
Com o resultado o Ceará termina na 18ª colocação com 39 pontos, e foi rebaixado para disputar a segunda divisão em 2012. Já o Bahia terminou na 14ª posição e conquistou a ultima vaga para a Copa Sulamericana 2012.
Campeonato Brasileiro da Série A de 2011 – 37ª Rodada
Ficha Técnica
Bahia/BA 2 x 1 Ceará/CE
Data: Domingo, 04 de Dezembro de 2011
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador/BA
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/DF
Assistente 01: Fabrício Vilarinho da Silva/GO
Assistente 02: Fabio Pereira/TO
Bahia/BA
Marcelo Lomba, Marcos, Titi, Paulo Miranda (Dani Morais), Ávine,, Fabinho, Marcone, Camacho (Nicão), Gabriel, Lulinha (Junior), Souza
Técnico: Joel Santana
Ceará/CE
Diego; Heleno; Fabrício; Thiago Matias; Vicente; Michel; Jucá; Rudnei (Paulinho); Felipe Azevedo; Osvaldo e Marcelo Nicacio (Washington)
Técnico: Dimas Filgueiras
Cartões Vermelhos: Não ocorreram
Cartões Amarelos:; Lulinha; Fabinho; Marcos; Ávine (Bahia/BA); Marcelo Nicácio; Felipe Azevedo; Juca (Ceará/CE);
Gols: Camacho 13/1T; Lulinha 43/1T (Cruzeiro/MG); Felipe Azevedo 45/1T (Ceará/CE)
Fonte: Artilheiro