Na era da tecnologia e globalização, onde tudo é feito pelo computador, a tradição de escrever e fazer amizades por meio de correspondências escritas a mão está sendo resgatada nas escolas estaduais de Itapiúna e Capistrano.
No início de 2011, a estudante da Escola Franklin Távora, Patrícia Silva, sugeriu ao Prof. João Pereira a criação de um projeto para fazer interagir os alunos de sua turma com alunos de outra escola. Nascia o Correio da Amizade.
Então, o Prof. João estabeleceu contatos com a Profa. Elizabete Cardoso, da Escola Ubiratan Aguiar, de Capistrano, para por projeto em ação. A partir desse momento, os alunos do 2º Ano da Escola Franklin Távora passaram a escrever e trocar cartas com os estudantes do 2º Ano daquela escola.
O projeto seguiu durante meses. Os participantes foram estimulados a escrever uma carta no estilo tradicional, com boa letra e todas as formalidades que esta forma de comunicação exige, melhorando assim o domínio da norma culta da língua portuguesa.
O envolvimento entre os estudantes das duas escolas foi tão promissor que, os alunos do 2º Ano foram até Capistrano conhecer seus amigos da Escola Ubiratan Aguiar. O local do encontro foi o balneário Repouso das Águas. A troca de presentes entre os pares de amigos do Correio da Amizade ajudou ainda mais aproximar as turmas.
A intenção agora é, com o auxílio do Laboratório de Informática, tornar o Correio da Amizade um correio digital, sem abrir mão da boa caligrafia e do domínio da norma culta de língua.
Leia, também, no site Itapiúna.com.