A População de Itapiúna, ainda sofrem com o drama que é a falta de coleta regular de lixo na cidade. Nas calçadas, no meio da rua. Não é preciso andar muito para perceber que a coleta de lixo em Itapiúna continua com problemas.
Moradores de alguns bairros da cidade estão insatisfeitos com a coleta de lixo que não está sendo feita adequadamente em algumas ruas. De acordo com os moradores, o caminhão fica até semanas sem recolher o lixo e, enquanto isso, ele vai se acumulando nas cercas, quando os cachorros espalham pelas ruas.
Segundo a moradora da Rua Cosmo Santos, Elizete Pereira, antes a coleta era feita duas vezes por semana, mas acerca de seis meses, a coleta deixou de ser realizada e depois de muitas reclamações voltou a ser feita apenas uma vez por semana, o que de acordo com ela, continua a trazer transtornos.
O sistema de coleta de lixo em Itapiúna e o veículo usado são inadequados, o lixão que fica a 3 km do centro da cidade, na localidade de Lagoa da Mata não possui estrutura adequada, para receber os dejetos do próprio município e de outras localidades.
Parte dos detritos que é depositado no lixão, é coletado pelos catadores do local sem ter havido coleta seletiva, assim podendo-se encontrar todo tipo de material, inclusive lixo hospitalar. O que não é coletado é queimado e depois enterrado, poluindo a atmosfera e o solo.
As condições no lixão são subumanas, degradantes. O risco de doenças é grave: os catadores que sobrevivem da coleta de lixo entre eles crianças não utilizam equipamentos de proteção.
A questão do lixo é uma das mais importantes para a sociedade atual. Ela exige soluções rápidas e eficazes. São poucas as cidades no Brasil que dão um destino correto ao lixo e esgoto. E Itapiúna não está entre elas.
Leia, também, no site Itapiúna.com.
vergonha pra essa cidade que um dia foi a preoculpaçao dos gestores anteriores, e os carros do cunhado do prefeito na o faz mas essa coleta??? povo pra sofrer esse dee ITAPIUNA, MEU DEUS!!!