Mais um Ficha Suja: TCM desaprova contas de vereadora por improbidade em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Além do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, já ser processado pela justiça estadual, justiça federal e justiça do trabalho, agora foi a vez de outra integrante dos Partidos dos Trabalhadores ter suas contas desaprovadas por improbidade administrativa no município de Quixadá.

Dessa vez foi a vereadora Rosa Buriti, irmã do vice-prefeito Airton Buriti, ela foi secretária de desenvolvimento social na gestão de Ilário Marques e nos primeiros anos do atual prefeito Rômulo Carneiro.

Rosa teve sua votação como vereadora focada no distrito de Cipó dos Anjos, um dos maiores de Quixadá.

Seu irmão, o vice-prefeito Airton Buriti, foi várias vezes vereador, presidente da câmara, e é atualmente o presidente do partido dos trabalhadores no município.

Contudo essa ascensão da família Buriti na política não contribuiu para o desenvolvimento daquela região, que, para se ter uma ideia, ainda não conta com abastecimento de água na sede do distrito.

De acordo com a informação do Tribunal de Contas dos Municípios, repassada para a Câmara de Quixadá, ao julgar o processo Nº 10021/10 o Conselheiro Ernesto Sabóia optou pela desaprovação das contas de gestão do Fundo Municipal de Assistência Social de Quixadá, do ano de 2.009, cuja responsável era a vereadora Rosa Buriti.

Além de não aprovar as contas, o tribunal multou a vereadora em quase R$ 13.000,00 (treze mil reais). Que deverão ser devolvidos aos cofres do município.

Segundo o relatório do TCM, existiu, na prestação de contas do fundo, a falta de licitações, dentre elas uma no valor de R$ 102.000,00 (centro e dois mil reais) que contratou uma entidade denominada Instituto de Juventude Contemporânea, para realizar serviços de promoção, ensino e inclusão de jovens.

Em virtude dessa ausência de licitação o conselheiro imputou uma nota de improbidade administrativa a vereadora Rosa Buriti. A vereadora ainda poderá recorrer da decisão.

O que é Improbidade Administrativa?

É a designação técnica para a corrupção administrativa. Qualquer ato praticado por administrador público contrário à moral e à lei; ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

Entre os atos de improbidade estão o enriquecimento ilícito, o superfaturamento, a lesão aos cofres públicos, o “tráfico de influência” e o favorecimento, mediante a concessão de favores e privilégios ilícitos, e a revelação de fato ou circunstância de que o funcionário tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo.

Lei da Ficha Limpa

Caso a vereadora tenha como objetivo tentar um novo mandato ela poderá encontrar problemas com a validade da Lei da Ficha Limpa.

No dia 16 de fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a lei da “Ficha Limpa” não desrespeitava a Constituição brasileira e que, portanto, é válida para as eleições de 2012 e para os próximos pleitos eleitorais que estão por vir.

A lei prevê a inegibilidade de candidatos que tenham sido julgados culpados por tribunais de conta, entidades de classe entre outras.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. ROSA ESPINHO BURITI. É TODA SANTINHA, MAS NA VERDADE É UMA LOBA COM PELE DE CORDEIRO.

  2. Esse Val só pode ser um dos que ficaram se lambendo a rapadura na época da Rosa.
    Meu amigo vc sabe ler? Quem reprovou as contas da vereadora foi o TCM e não o site ou a rádio.
    Vá reclamar do TCM em vez de tentar justificar o que não tem justificativa.
    Muito bem tem que divulgar mesmo mais um ficha suja em Quixadá.

  3. COMO VCS GOSTAM DE SER TENDENCIOSOS!!! TÔ COM MUTA VERGONHA, NÃO SÓ DESSES ESCANDALOS, MAS TBM DA FORMA COMO A RÁDIO MONÓLITOS ESTÁ TRATANDO ESSA QUESTÃO, LEVANDO PRO LADO PESSOAL, FAZENDO DE UM PROGRAMA JORNALISTICO UMA FORMA DE LEVANTAR VOTOS PRA UM CANDIDATO!!! ISSO É UMA VERGONHA!

  4. IMAGINEM SE AS MALAS DO CLEBER JR, FOSSEM ABERTAS.
    ETA GENTE SEM RÉDEAS. “ULTRAPASSARAM AS FRONTEIRAS DO SUPORTÁVEL”.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.