Entidades se reúnem para elaborar propostas contra a estiagem em Madalena

- por
  • Compartilhe:

Diante da falta de chuvas no município de Madalena, o Sindicato dos Produtores Rurais (SINRURAL), Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), Federação das Associações Comunitárias (FEDACMA) e a Secretaria Municipal de Agricultura realizam na manhã desta segunda-feira, dia 09, uma reunião com objetivo de realizar um diagnóstico da situação do município, que poderá sofrer com uma das que pode ser das maiores secas dos últimos tempos, e em seguida elaborar documento com proposta de ações, que deverá ser encaminhado à Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal.

Segundo Chico Almir, presidente do SINRURAL, os reservatórios do município que ainda não secaram, estão com pouca água, e os produtores rurais que arriscaram plantar já perderam suas lavouras.

Diante da escassez de chuvas no município, sequer a pastagem para os animais está assegurada, muitos criadores já estão sendo obrigado a vender seus rebanhos e até a Fazenda Teotônio, pertencente ao grupo Edson Queiroz, responsável pela maior produção de leite do Sertão Central, já teve que retirar até o momento, mais de mil cabeças de bovinos.

Ainda de acordo com o líder sindicalista, outro fator que vem causando grande preocupação às lideranças do setor é a redução do número de agricultores inscritos no programa Garantia Safra no município, que antes era de 3.725, e agora é de apenas 1.998.

Em Quixeramobim, o Conselho Municipal de Defesa Civil se reuniu no último dia 28 de março, com uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará e determinaram um prazo para tratar do assunto. Dia 16 será realizado um estudo para verificar se há ou não a necessidade de decretar emergência no município.

 

Leia, também, no site Quixeramobim Agora




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.