Centenas de sem-tetos ocupam área urbana em Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

Cerca de 600 pessoas sem moradia estão ocupando área de terra de dez hectares, de propriedade do empresário Luiz Prata Girão, localizada no entorno do Conjunto Esperança, na zona urbana da cidade de Quixeramobim, região do sertão central do Ceará.

O acampamento recebeu a denominação de Irmã Tereza Cristina Lavor, religiosa, falecida há 02 (dois) anos, que prestou relevantes serviços às comunidades mais carentes, se dedicando a luta por justiça social.

Para comemorar o feriado do dia do trabalhador, foi celebrada missa em ação de graças, presidida pelo vigário da Paróquia de Santo Antônio de Quixeramobim, padre Francisco Sérgio de Oliveira. Assistiram a celebração, os acampados, além de lideranças dos trabalhadores, comunitárias, políticas e religiosas.

Contando com o apoio do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim e da Paróquia de Santo Antônio, o acampamento teve inicio na semana passada, sendo que, os sem teto estão distribuídos em 24 grupos de 25 pessoas cada.

Os barracos estão sendo construídos de madeira retirada da mata nativa e cobertos com lonas plásticas. Á água para o consumo faz familias está vindo de encanação da rede de abastecimento do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, autarquia da Prefeitura de Quixeramobim.

A Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, vai liberar 08(oito) rolos de lona plástica, mais 500 (Quinhentas) cestas básicas para o acampamento.

O Acampamento Irmã Tereza Cristina Lavor conta com a coordenação do líder estadual do MST Antônio Pereira, ele disse que o movimento reivindica um dos maiores bem do trabalhador, que é a casa própria, inacessível para muitos cidadãos de Quixeramobim.

No que pese as negociações já estarem adiantadas com os governos federal, estadual e municipal, nesta quarta-feira, dia 02, comissão composta por representantes do MST e dos Sem Teto, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Pastoral da Terra da Igreja Católica serão recebidos pelo prefeito municipal Edmilson Júnior, para mais uma rodada de negociação.

De acordo com o líder do MST Antonino Pereira, com recursos públicos serão construídas 1000 (mil) casas populares, na cidade de Quixeramobim, com 42m² de área construída, destinadas as pessoas de baixa renda, e que, ainda não tem a casa própria.

Os imóveis serão doados para dois grupos de pessoas, sendo 500 (quinhentas) cadastradas pela prefeitura e as outras 500 (Quinhentas) pelo MST/STR/Igreja.

Para evitar que pessoas beneficiadas anteriormente por programas de habitação popular, os beneficiários passaram por uma triagem, depois de elaborada pesquisa social individual para avaliar as condições de cada pretendente ao imóvel.

Para ao vigário de Quixeramobim, Padre Francisco Sérgio de Oliveira, por uma questão de justiça, as pessoas que já receberam casa de projetos anteriores vão ficar de fora. “A maior preocupação da Igreja é em fazer justiça social para todos e dessa forma evitar a comercialização dos imóveis doados pelo governo”, destacou o religioso.

 

Leia, também, no Blog do Crisanto Teixeira




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.