A Câmara Municipal de Itapiúna aprovou na última quinta-feira, dia 03, o projeto de Lei encaminhado pela Prefeitura que concede o aumento aos professores da rede municipal de ensino.
O reajuste salarial prevê um aumento de 22% no salário dos professores. Mas o aumento não agradou a categoria que esperavam reajuste de 26%.
No último dia 26 de abril o projeto de lei foi levado à votação na câmara, mais foi adiado a pedido dos vereadores da oposição que pediram vistas do processo.
Durante a semana houve uma rodada de negociações entre professores e a Secretaria de Educação, onde ficou acertado em comum acordo que os professores receberiam um aumento de 26%.
Mas o projeto apresentado para votação na noite de ontem, dia 03, pegou de surpresa os professores que acompanhavam a sessão, na proposta encaminhada pela prefeitura o aumento era de apenas 22%. O projeto foi aprovado por unanimidade o que deixou a categoria indignada.
“Esse aumento de 22% tanto para professores de nível médio como para de nível superior é uma desvalorização do profissional da educação, tanto faz eu ter um curso superior como um doutorado, com esse projeto aprovado vou receber o mesmo salário de um professor de nível médio. Agente deveria receber aumento conforme nossos níveis de formação” Disse um dos professores presente na sessão.
Muitos municípios cearenses ainda não conseguiram se adequar a nova Lei do Piso divulgado pelo Ministério da Educação, que estabelece o valor mínimo de R$ 1.451,00 para os professores do ensino médio com jornada semanal de 40 horas.
Leia, também, no site Itapiúna.Com