A partir da próxima segunda-feira, dia 11, o financiamento de imóvel pela Caixa Econômica Federal, com recursos da poupança, vai poder ser de até 35 (trinta e cinco) anos.
O anúncio foi feito pelo banco, nesta terça-feira, dia 05. Atualmente, o financiamento máximo é de até 30 (trinta) anos.
O novo prazo é o maior já praticado no Brasil, segundo o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, e só vale para financiamentos firmados a partir da próxima semana.
Além do aumento no número de meses para o cliente pagar o imóvel, a Caixa reduziu as taxas de juros. A partir da próxima segunda-feira, também, as taxas anuais para as moradias financiadas pelo Sistema Financeiro de Habitação podem chegar a até 7,8% (sete vírgula oito por cento), de acordo com o relacionamento que o cliente tiver com a Caixa.
Atualmente essa taxa está em 7,9% (sete vírgula nove por cento). De qualquer forma, a taxa básica usada para o financiamento nesses casos foi reduzida de 9 % (nove) para 8.85% (oito vírgula oitenta e cinco por cento).
Já os financiamentos feitos fora do Sistema Financeiro de Habitação, que sofrem taxas de 10% (dez por cento) ao ano, terão juros de 9,9% (nove vírgula nove por cento) ao ano, podendo chegar a até 8,9% (oito vírgula nove por cento) ao ano.