Iniciada a construção do Hospital Regional do Sertão Central

- por
  • Compartilhe:

O consócio liderado pela Construtora Fujita deu inicio as obras de construção na cidade de Quixeramobim, sertão central do Ceará, do Hospital Regional do Sertão Central que será denominado Padre José Van Esch, que atenderá as regiões centro e Inhamuns.

A primeira etapa de engenharia civil compreende a fundação, bem como, as áreas periféricas, como alojamento, refeitório e banheiros que atenderão os trabalhadores. O setor administrativo da obra também está em fase final.

De acordo com a ordem de serviço, a previsão para inauguração do Hospital será o mês de setembro de 2013. Na manhã deste sábado, dia 30, nossa reportagem esteve visitando a obra e colhendo as informações e imagens necessárias a produção da matéria.

O HRSC será o terceiro hospital construído no interior pelo Governo do Estado. O investimento é de R$ 67.659.929,77 em obras, com previsão de término em 16 meses. Com 252 leitos, o novo hospital da rede pública estadual atenderá a população de 612 mil habitantes dos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Tauá e Quixeramobim.

O HRSC terá 15 leitos na emergência infantil, 30 leitos na emergência adulto, 20 leitos de UTI, 16 leitos de terapia semi-intensiva, 12 leitos de cirurgia, 8 no setor de neonatalogia, 11 leitos neonatais e 140 leitos na enfermaria. Serão 11 salas de cirurgia, 15 consultórios e oito salas de exames e tratamentos.

A exemplo do Hospital Regional Norte, que já ficará pronto neste semestre, o Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central contará também com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher para ampliar e qualificar a assistência às mulheres, reduzindo a mortalidade materna.

No total, o hospital terá área construída de 19.505 metros quadrados. O HRSC terá perfil terciário, ou seja, fará atendimento a casos de alta complexidade, semelhante aos outros dois hospitais regionais – o Hospital Regional do Cariri, já em funcionamento em Juazeiro do Norte desde abril de 2011, e o Hospital Regional Norte, em conclusão já neste semestre em Sobral.

O Hospital Regional Metropolitano, em fase final de estudo de viabilidade, a ser construído em Fortaleza também será de alta complexidade para assistência à população da capital e Região Metropolitana.

 

Leia, também, no Blog do Crisanto Teixeira




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.