No último dia 07 de agosto um encontro entre militantes políticos de duas coligações majoritárias do município de Quixeramobim, sertão central do Ceará, gerou tumulto no centro da cidade.
Por volta de 09h30min as duas coligações saíram às ruas do centro da cidade levando seus militantes em uma caminhada e carreata.
Vários veículos que trabalham para as coligações concorrentes se encontraram no cruzamento das Ruas Monsenhor Salviano Pinto com José Cipriano. Um grande tumulto começou após o encontro dos veículos e militantes. Uma das principais ruas do centro de Quixeramobim ficou intransitável por mais de 30 minutos.
Logo após esse tumulto o Ministério Público Eleitoral, através do Promotor Marcelo Gomes Maia Pires, provocou uma reunião com todas as coligações para organizar a propagando política em veículos de publicidade sonora.
Porém, na manhã desta quarta-feira, dia 15, a polícia militar apreendeu 08 (oito) carros que fazem propaganda partidária no centro da cidade.
Segundo a polícia militar, por volta das 09 horas, o COPOM de Quixeramobim, recebeu uma ligação, da Promotoria de Justiça, informando que tinha recebido varias ligações, inclusivo uma do CDL, dando conta de que vários veículos com som alto dificultavam o atendimento aos clientes.
A Promotoria informou que existia uma portaria de nº 06/2012 da 11ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que regulamenta o uso de som pelos veículos.
De imediato foi determinado diligências no intuito de fazer cumprir a referida portaria, e os policiais atenderam a determinação e apreenderam 08 veículos, que foram entregues a Autoridade Policial para serem adotadas as medidas legais cabíveis, conforme relação a seguir: 01 Fiat Uno, placas HVI 7141, conduzido por Francisco Antonio genuíno Leitão, 01 Gol, placas HUB 7662, conduzido por Rogério Magno Lima Pereira, 01 Corsa Classic, placas NQV 7964, conduzido por José Orimar Moreira Junior, 01 Gol, placas HWF 1297, conduzido por Ângelo Alves de Sousa, 01 Saveiro, placas HYA 4547, conduzida por Gil Glaydson de Sousa Almeida, 01 Fiesta, placas HXC 6666, conduzido por Paulo Sergio de Almeida da Silva, 01 Fiat 147, placas HVM 4670, conduzido por José Walter de Sousa, 01 Fiat Uno, placas NVA 4825, conduzido por Luiz Alberto Gomes da Cruz, 01 Celta, placas HYQ 8057, conduzido por Carlos Ronnes Teixeira Andrade.
Durante uma entrevista a uma emissora de rádio local o Promotor disse “Quero deixar claro que a atuação é no sentido de trazer tranquilidade ao município. Os moradores estão extremamente incomodados com os abusos que foram cometidos. Tivemos caso de carreatas que pararam em frente a escolas e ligaram o som a toda altura, inviabilizando o funcionamento da aula, de templos, de repartições públicas”.
Em Quixadá o Juiz da 6ª Zona Eleitoral, Dr. Fabiano Damasceno, já emitiu portaria proibindo os carros de som que fazem propaganda partidária de circular em várias ruas do centro da cidade.
Foto: O Sertão é Notícia