O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano revela que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue (entre as capitais, apenas Porto Velho); 375 em situação de alerta e 787 foram considerados satisfatórios.
A pesquisa, que traça um panorama para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, foi realizado em 1.239 municípios, o que representa um acréscimo de 31% com relação aos participantes de 2011. No ano passado, 800 municípios realizaram o LIRAa.
Dos 77 municípios em situação de risco no estudo deste ano, 58 realizaram o LIRAa pela primeira vez e 10 mantém a situação de risco, a exemplo de 2011. No ano passado, dos 800 municípios pesquisados, 48 foram identificados em situação de risco, 338 em alerta e 414 com índice satisfatório.
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice é satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
Dos 77 munícipios em situação de risco neste estudo mais recente, 58 realizaram o LIRAa pela primeira vez e 10 mantém a situação de risco, a exemplo de 2011.
No estado do Ceará três municípios estão em risco de surto de casos de dengue e oito estão em situação de alerta. Os municípios em risco de surto são: Quixadá, Tejuçuoca e Baturité. Já os municípios em alerta são: Caucaia,Tauá, Canindé, Horizonte, Quixeramobim, Parambu, Pacatuba e Crateús.
Além disso outras 19 cidades pesquisadas tiveram índices satisfatório, foi o caso de Cascavel, Morada Nova, Iguatu, entre outras.
Atualizar comentários
Pode um negocio desse!?
Alô governates
SEMPRE QUIXADÁ! ATÉ QUANDO?