O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou na tarde desta quinta-feira, dia 29, durante cerimônia no Museu Nacional, em Brasília, os municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012.
Dentre os 65 municípios do Ceará que foram contemplados, está o município de Ocara que se torna bicampeão do Selo ao conquistar o almejado prêmio pela segunda vez.
A solenidade contou com a participação do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl; da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; do governador Cid Gomes e de outros governadores e prefeitos.
Do município de Ocara participou o prefeito Leonildo Farias, a primeira-dama Mônica Farias, a secretária de Saúde Fátima Viana e Fátima Brasil, articuladora do Selo Unicef no município aprovado.
O Selo UNICEF Município Aprovado busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, 399 municípios do Semiárido (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) e da Amazônia Legal Brasileira (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) foram reconhecidos pelos seus avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. Esses números correspondem a 22% do total dos 1.799 municípios que aderiram ao Selo em 2009.
Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos.