Estiagem: Município de Itapiúna pode enfrentar racionamento de água

- por
  • Compartilhe:

O Açude Castro em Itapiúna, estar com 25% de sua capacidade, sendo este o menor índice do ano já  registrado, segundo o boletim divulgado pela Cogerh.

O sinal de alerta foi dado: caso as previsões de chuvas continuem abaixo da média, há risco, sim, de racionamento de água já a partir do próximo mês em alguns municípios do Interior. E a situação pode piorar já nos próximos dias; choveu apenas69 milímetros, dos 150,4 esperados, metade em relação ao ano passado, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Atualmente, 174 dos 184 municípios cearenses estão em estado de emergência. A previsão para os próximos dois meses, segundo a Funceme, aponta probabilidade de 40% para as precipitações ficarem abaixo do normal, de 35% para chuvas em torno da média e apenas 25% de chover acima da média prevista. Conforme monitoramento da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 74 açudes estão com volumes inferior a 30%. E muitos são os reservatórios em situação crítica.

Para Josineto Araújo, diretor de operações da CAGECE, racionamento está descartado para a Capital, mas não para as cidades do Interior que estão em situação crítica. “Estamos assinando contrato de perfuração de novos poços. Estamos fazendo tudo para evitar racionamento, mas se não chover até abril teremos mais chances de racionar sim”.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.