Dom Adélio Tomasim comemora Jubileu de Prata em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

Nesta quarta-feira, dia 26, a Diocese de Quixadá realizou na Catedral Jesus Maria José a Celebração Escarística Comemorativa  do Jubileu de Prata de Sagração Episcopal do Bispo Emérito da Diocese de Quixadá Dom Adélio Giuseppe Tomazin.

A cerimônia contou com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza Dom Antonio Tosi, do Secretário da CNBB  Regional Nordeste 1, Dom Antonio Cavuto, o Bispo Diocesano de Quixadá, Dom Ângelo Pignolli, dentre outros Bispos, Padres, Reliosos e Religiosas, Leigos Consagrados das Diversas Comunidades presentes na Diocese de Quixadá.

Na oportunidade o Bispo de Quixadá Dom Ângelo Pignolli leu Carta de Sua Santidade O Papa Emérito Bento XVI alusiva a comemoração da data enviada em 19 de fevereiro último quando ainda de seu pontificado.

Durante a homilia Dom Adélio Tomasin agradeceu a Deus, aos amigos de sua terra natal, a Itália, que sempre lhe foram disponíveis e a Deus na viabilização das obras aqui realizadas, agradeceu a clero ao povo presente que com ele caminhou por todo o seu Governo Pastoral.

“Agradeço a Deus por em minha caminhada me fazer aceitar a pobreza de minha vida e o meu serviço limitado a Igreja. Poder acolher os pobres e caminhar na Terra a fazer o bem. Que Ele o Pastor de todos nós nos faça um só coração, pois Deus sempre ascendeu em meu coração com visões do futuro, que como diz O Papa Emérito Bento XVI – o Futuro é e sempre será Cristo. Tudo a Deus e a vocês, Igreja, pois uma vez pai sempre pai. Que o Senhor vos abençoe filhos e filhas” disse Dom Adélio Tomasim.

Adélio Giuseppe Tomasin, filho de Santo Tomasin e Marina Galesso, nasceu em Montegaldella província de Vicenza na Itália aos  27 de abril de 1930, foi ordenado padre em 26 de março de 1955, quando assumiu a Reitoria da Casa de Formação Roncá em Verona naquele mesmo país, desenvolveu atividades pastorais no Uruguai, Espanha, Nigéria, Reino Unido.

Sua história com o Brasil começa em 1962 quando funda a Centro Social Padre João Calábria  na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, voltando a residir no país na mesma cidade e ocupando o cargo de Diretor da instituição que ajudara a fundar anos passados. Fora nomeado como Bispo em 16 de março de 1988 por Decreto Papal do Papa João Paulo II para Bispo Diocesano de Quixadá, cidade a qual acolheu como sua morada e canteiro de diversas obras de cunho religioso e social, dentre elas a construção do Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão, a construção do novo Hospital Maternidade Jesus Maria José e a fundação da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Sendo responsável ainda fomentador da formação em mestrado e doutorados do clero diocesano na universidades italianas. Em 03 de janeiro de 2007 envia ao Papa Bento XVI sua Carta de Renúncia por idade ao Governo Pastoral Diocesano.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. A/C DOM ADELIO TOMASIM

    FUTEBOL NA MICRORREGIÃO DE SANTA ROSA
    Elfuni Zaniol (*)

    Treze municípios compõem a microrregião: Alecrim, Cândido Godói, Independência, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi. Nela destacam-se os municípios de Santa Rosa e Três de Maio, cidades bem desenvolvidas quanto ao desenvolvimento sócio-econômico, especialmente quanto ao comércio, indústria e serviços, sendo também as mais populosas da referida região. Estimativas atuais do IBGE informam que nela habitam cerca de 180 mil pessoas.

    Em recente visita a Santa Rosa, balbuciei algumas palavras amigas sobre tal situação àquele povo tão hospitaleiro, eis que indagado pelos moradores locais, os quais desejavam saber qual o motivo de tão pouco sucesso em relação à prática desportiva e organização dos times naqueles municípios, incluindo o futebol profissional, o de várzea ou o amador colonial. Atrevi-me a abordar tal assunto, mesmo que sem dispor dos dados e de rigor metodológico e de pesquisa, eis que superficiais ou inexistentes, que tivessem chegado ao meu conhecimento como fontes objetivas de informação. Tudo o que digo se baseia na observação prática. Eis o que, afinal, restou lavrado documentalmente:

    APELO
    Se existem aparentemente recursos financeiros, por que não fomentarmos, através das forças vivas regionais e dos governos municipais, a prática do futebol, devolvendo os campos de várzea, amadores, rurais e profissionais, tudo assentado no trabalho e incentivo das Secretarias Municipais de Esportes.

    A meu ver, como estudioso do futebol, necessário se faz o envolvimento da imprensa escrita e o engajamento das Rádios de Santa Rosa, Rádio Noroeste AM 890, Fema 106.3, Lidersom 107.7, Top Club, não deixando de considerar as demais expressões de mídia e imprensa esportiva nos demais municípios.

    Fica aqui este apelo para que em comunhão, os meios de comunicação, os dirigentes político-administrativos, as secretarias municipais de esportes, empresas e ativistas esportivos, fomentem o que há de melhor segundo o gosto de nossa gente brasileira: o FUTEBOL.

    Desta sorte, desenvolvendo o lazer através do esporte das massas àquela microrregião de Santa Rosa, possivelmente haveria a contaminação das bases e das lideranças populares. E os campos de futebol seriam devolvidos aos seus praticantes, que, em regra se entusiasmam com o engajamento de povo, governo e forças vivas.

    Tenho a humilde certeza de que este apelo poderá tomar corpo e se tornará contundente. Com isso, a volta das equipes e população aos campos de futebol será imediata. Resultando prazerosa e estimulante a todos da região.

    A ressaltar, neste final, os nomes ao Irineu, ao Eliseu, ao Roque e ao Nelson, todos da família Kleinubing, que muito contribuíram com o futebol local. A estes, um especial abraço do autor destas notas.

    (*) Contabilista, de ofício; espiritualista, jornalista, escritor.

  2. Fico muito feliz por saber q o meu querido Dom Adelio se encontra ainda em Quixadbensa. parabens pelos 30 anos na luz. Da sua filha espiritual Dulcicleide.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.