efeitos da seca: Trabalhadores rurais bloqueiam rodovias

- por
  • Compartilhe:

No distrito de Santa Cruz do Banabuiú popularmente conhecida como Cruzeta, as Br’s 020 e 226 foram fechadas por trabalhadores rurais de várias regiões no intuito de exigir medidas urgentes contra a estiagem.

Tiveram participantes de diversas, Cidades como Crateús, Tauá, Pedra Branca, Independência, Milhã, Irapuã Pinheiro, Icó, Cedro,Catarina, Ararenda, Madalena, Orós, Boa Viagem, Quiterianópoles, Arneiros, Mombaça, Santa Quitéria, Poranga, Solonópoles, dentre outras se fizeram presentes na localidade. Trata-se de um movimento organizado pelo Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, bem como a FETRAECE.

Além de Santa Cruz do Banabuiú os Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) bloquearam mais 4 trechos de BR´s no interior do Ceará na manhã desta quarta-feira, dia 24.

O km 488 da BR 116, entre os municípios de Milagres e Brejo Santo, na entrada para Juazeiro do Norte, Também há bloqueio na BR 116, no km 69, em Chorozinho. Já na BR 222 os bloqueios acontecem no km 221, em Sobral, e na localidade de Croatá, em São Gonçalo do Amarante.

De acordo com o presidente da Fetraece, Moisés Braz, os agricultores reinvindicam uma maior agilidade nas medidas de combate à seca no Ceará, que foram prometidas pela presidente Dilma Rousseff em sua última visita ao Estado. “A presidente anunciou a distribuição de 63.000 toneladas de milho para o Ceará, a renegociação das dívidas com os agricultores, a perfuração de poços profundos e outras ações, mas até agora nada saiu. Nosso protesto é para pedir agilidade nisso, pois, mesmo que esteja chovendo em alguns locais, a situação é preocupante para quem vive da agricultura”, afirmou.

O presidente da Fetraece informou ainda que terá uma reunião na manhã desta quarta com o governador Cid Gomes, no Palácio da Abolição. “Vamos pedir ao Governador a liberação dos canais, para que possamos plantar feijão e milho, a efetivação e perfuração de poços profundos por parte da Defesa Civil, além da intermediação de uma reunião entre os agricultores e os bancos, para acabar com a burocracia que existe para empréstimos e liberação de créditos para os agricultores.

 

Leia, também, no site da Rádio Trapiá AM




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.