Já está quase sacramentada uma parceria entre a Maternidade Jesus, Maria e José e o Instituto do Câncer do Ceará, ICC.
Para a concretização do elo faltam apenas pequenos detalhes, na prática o ICC passaria a administrar o serviço de oncologia na instituição de Quixadá.
Na última quarta-feira, dia 01, o cardiologista Ricardo Silveira intermediou um conversa entre o presidente do ICC, ex-governador do ceará Lúcio Alcântara com o Bispo Diocesano de Quixadá, Dom Angelo Pignolli. Na pauta a extensão do instituto do cancer em Quixadá em um anexo cedido pela maternidade.
Na ocasião o Dr. Lúcio Alcântara estava acompanhado dos diretores do instituto os médicos Sérgio Juaçaba e Pedro Meneleu.
O Instituto do Câncer tem como missão, prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de forma efetiva, eficiente e humanizada.
De acordo com o cardiologista Ricardo Silveira , a implantação administrativa da parceria entre a maternidade e o ICC, teria o objetivo de ampliar o serviço para a região do sertão central, oferecendo à população um atendimento dentro dos moldes do Hospital do Câncer do Ceará, evitando assim que o paciente não precise se deslocar até Fortaleza em busca de determinados tratamentos, o que muitas vezes inviabiliza a continuidade ou até mesmo a conclusão terapêutica.
“Estamos certos de que, através desta parceria, iremos elevar consideravelmente o número de atendimentos para a região abrangendo aproximadamente 20 municípios, além disso, daremos ênfase ao diagnóstico precoce, diminuindo de forma significativa o impacto psicossocial e financeiro para os pacientes oncológicos”. Disse Ricardo Silveira.
O ICC foi criado há mais de seis décadas por dez médicos e um padre com o objetivo de prestar assistência aos doentes de câncer e promover a cancerologia no Ceará.
O Instituto do Câncer do Ceará é uma entidade filantrópica de direito privado e de referência no tratamento, no ensino e na pesquisa em oncologia no Norte e Nordeste do país. Hoje, o ICC é sinônimo de excelência em todas as áreas da oncologias, com reconhecimento nacional e internacional.