Ministério Público denuncia vereadores por corrupção no interior do Ceará

- por
  • Compartilhe:

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça de Uruoca, propôs denúncia crime contra vereadores e servidores públicos municipais por corrupção e formação de quadrilha.

Os vereadores Maria Aldebiza Silveira Carneiro, Antônio Eraldo Batista Lima, Elonio Sales, Evilaques Araujo da Silva; o ex-secretário João Lourenço Fontenele Filho; e o servidor da Câmara Municipal Antônio Carneiro Gomes Filho são acusados de receberem propina para aprovar projetos de lei de interesse do prefeito de Uruoca na época, Manoel Conrado. A ação foi assinada no último dia 24, pelo promotor de Justiça Irapuan da Silva Dionizio Junior.

Segundo as investigações, a prática ocorria desde o início da gestão do atual prefeito municipal, em janeiro de 2009. Foram cumpridos os mandados de busca e apreensão de documentos nas residencias dos implicados, na Câmara Municipal e na Prefeitura de Uruoca. Com isso, foi detectado que no período entre 2009 e 2011, foram desviados dos cofres públicos cerca de R$ 12 mil, por ano, para cada vereador envolvido.

O MP denunciou os vereadores pelos crimes de concussão, corrupção passiva e prevaricação. O secretário deve responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva e ativa. Já o servidor da casa legislativa foi acusado pelo MP por concussão e corrupção passiva. Além de responder individualmente pelos delitos descritos, os envolvidos ainda responderão por formação de quadrilha praticados em concurso material.




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.