Deputado é condenado por desvio de recursos públicos

- por
  • Compartilhe:

O deputado Perboyre Diógenes (PSL), único deputado estadual que defendeu Osmar Baquit (PSD) quando o ministério público o denunciou como mandante das explosões a emissoras de rádio em Quixadá, foi condenado pelo Tribunal Regional Federal por desvios de recursos públicos.

Por maioria, o Pleno do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5) condenou o deputado estadual Perboyre Silva Diógenes (PSL-CE) a quatro anos e seis meses de reclusão, em regime semiaberto, por desvio de recursos públicos.

Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) por irregularidades ocorridas no período em que foi prefeito de Saboeiro (CE). A condenação acarreta ainda a perda do cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação.

Entenda o caso

Em2001, aPrefeitura de Saboeiro recebeu R$ 320 mil por meio de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os recursos eram destinados à realização de 323 melhorias sanitárias domiciliares nas localidades de Flamengo, Malhada e São José. Segundo a decisão no relatório foi verificado que nenhum dos kits sanitários foi concluído, e a prefeitura, na época, efetuou pagamento integral do valor contratado.

Uma auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) apontou diversas irregularidades na execução do convênio e constatou que o município havia efetuado pagamento antecipado do valor total contratado, embora as obras não estivessem concluídas.

De acordo com o TCU, a administração municipal de Saboeiro não comprovou a aplicação de 115 mil reais dos recursos federais, além de não ter disponibilizado os recursos da contrapartida da Prefeitura, previamente estabelecidos.

Para o MPF, as provas deixaram claro que Perboyre Diógenes, na condição de Prefeito do Município de Saboeiro, desviou em proveito alheio os recursos públicos repassados pela Funasa por meio do Convênio nº 2109/2001.

A denúncia do MPF foi oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), e não à primeira instância da Justiça Federal no Ceará, porque Perboyre Diógenes, na condição de deputado estadual, tem foro privilegiado em processos criminais.

 

N.º do processo no TRF-5: 0000316-34.2007.4.05.8102 (APE 32 CE)
http://www.trf5.jus.br/processo/0000316-34.2007.4.05.8102

 

Íntegra da manifestação da PRR-5:
http://www2.prr5.mpf.gov.br/manifestacoes/RFN/APE/2013/0004.doc




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Se Deus quiser o povo cearense vai acordar e de uma vez por todas e deixará de votar nestes deputados inimigos da sociedade como: Perboyre Diógenes, Osmar Baquit, Rachel Marques, Hilário Marques, Leonardo Pinheiro, Carlomano Marques, Ely Aguiar, Delegado Cavalcante, Dr. Sarto, Ferreira Aragão e muitos outros, além do atual prefeito e vereadores de Quixadá.. Nenhum são dignos da nossa confiança!!!

  2. Se Deus quiser o povo cearense vai acordar e de uma vez por todas e deixará de votar nestes deputados inimigos da sociedade como: Perboyre Diógenes, Osmar Baquit, Rachel Marques, Hilário Marques, Leonardo Pinheiro, Carlomano Marques, Ely Aguiar, Delegado Cavalcante, Dr. Sarto, Ferreira Aragão e muitos outros, além do atual prefeito e vereadores de Quixadá.. Nenhum são dignos da nossa confiança!!!

  3. este cidadão é a favor da roubalheira que é a pec 37 e defende o Osmar Baquit em tudo… acho que são farinha do mesmo saco.

  4. hahahahaha,ironia viu,um fanfarrao desse defendendo o Bronquite,um sujo limpando um mal lavado,é isso ai,e viva a democracia.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.