Os agricultores e agricultoras de Quixadá, no sertão central cearense, se encontraram na manhã de sábado, dia 03, na Praça Coronel Nanam, e juntos com lideranças sindicais e autoridades do município e do Ceará festejaram cinco décadas de atuação do Sindicato Rural na Terra dos Monólitos.
Ao som da cantoria as famílias do campo iam chegando aos poucos e ocupando os espaços nas tendas montadas especialmente para o evento, no local era possível ainda comprar alguns produtos comercializados pela agricultura familiar.
O mestre de cerimônia abriu o evento relembrando parte da trajetória do Sindicato, e leu depoimentos de sindicalistas históricos, emocionando os agricultores, sobretudo os que participaram ou tiveram parentes próximos presentes no início da luta sindical.
Em seu discurso o presidente do Viagra Online Sindicato dos Trabalhadores Rural de Quixadá, Sr. Marcelo Lucena, agradeceu a presença de todos em especial dos representantes da categoria na política.
“Hoje vivemos em uma democracia fruto da luta dos companheiros, onde muitos deles perderam sua vida, outros já se foram com o passar do tempo, e em nome de todos agradecemos e digo que devemos nos orgulhar por termos um sindicato combativo que não baixa a cabeça e não é cúmplice de irregularidades” disse o presidente.
O agricultor e sócio fundador do sindicato, Sr. João Ventura, fez referência às chuvas que banharam o sertão no ano de 2013, e lembrou que o sindicato foi fundado na localidade de Oiticica quando a cidade de Ibaretama ainda fazia parte da área territorial de Quixadá.