Os vereadores de Quixadá, no sertão central cearense, se reuniram com os poderes policiais e judiciais do município para conhecerem a realidade de cada instituição e juntos buscarem as soluções necessárias no que diz respeito a melhorias na Segurança Pública da Terra dos Monólitos.
Após a primeira reunião com o comandante das Polícias Militar e Ronda do Quarteirão, ocorrida na última sexta-feira, dia 13, os parlamentares se encontraram na manhã da terça-feira, dia 17, no Fórum Desembargador Avelar Rocha com os representantes da Polícia Civil, bem como do Poder Judiciário, Prefeitura Municipal de Quixadá, Ordem dos Advogados do Brasil, OAB Subsessão Quixadá, integrantes da imprensa local, e outras instituições.
Como fruto das discussões uma decisão foi tirada em comum, que é a celebração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre as instituições competentes envolvidas tanto no auxílio como no combate ao crime em geral.
Uma das medidas será o cumprimento do Código de Postura do Município, em relação a uma maior intensificação por parte do município na fiscalização do Trânsito, alvarás de funcionamento de bares, mais apoio ao Conselho Tutelar, e outras medidas.
Uma segunda reunião ficou agendada para a quinta-feira, 26 de setembro. Vários parlamentares defenderam a idéia do TAC e se comprometeram a trabalhar em sintonia entre todos os poderes.
A Promotoria Pública esteve representada pela promotora, Dra. Camila Saboya, e os promotores, Dr. Marcelo Pires e Dr. Elnatan Junior. Também estiveram presentes o Juiz de Direito Titular da 3ª Vara da Comarca de Quixadá, Dr. Fabiano Damasceno, presidente da OAB Subsessão Quixadá, Dr. Gladson Alves; delegada da CAACE (Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará), Dra. Zhandra Carvalho; delegado de Polícia Civil, Dr. George Monteiro; defensor Público, Dr. Julio Cesar; major Humberto, da Polícia Militar; Comandante, Cel. Paiva, e do Ronda do Quarteirão, Cap. Vidal; vice-prefeito Cí; vereadoras Rosa Buriti e Ivana Magalhães; vereadores Higo Carlos, Laércio Oliveira, Capitão, Kelton Dantas, Evaristo Oliveira, Dudu, Louro da Juatama, Luiz do Hospital, Audênio Moares e Cesar Augusto.