Na manhã desta segunda-feira, dia 30, foi a aula inaugural dos cursos do Pronatec no município de Quixadá, sertão central cearense.
A aula inaugural teve a presença da presidente do Instituto Mandacaru, Dra. Simone Veras, do médico Dr. Ricardo Silveira e do coordenador Victor Veras.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Em Quixadá a instituição credenciada pelo Ministério da Educação foi a Faculdade Grande Fortaleza, FGF, e abrangerá estudantes de todo sertão central, todos os cursos serão ofertados de forma gratuita.
Para Quixadá foram reservadas 1.000 vagas que serão distribuídas nos seguintes cursos:
Técnico em Radiologia;
Técnico em Gerência da Saúde;
Técnico em Enfermagem;
Técnicoem Agente Comunitárioda Saúde
Técnico em Redes de Computadores;
Técnico em Informática para Internet;
Técnico em Informática;
Técnico em Registros e Informações em Saúde;
Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos;
Técnico em Cuidado de Idosos;
O médico Dr. Ricardo Silveira disse que fica muito feliz em poder ver que muitas pessoas terão a oportunidade de se qualificarem e entrarem no mercado de trabalho. “Quixadá precisa de projetos como esse, a Dra. Simone foi muito importante porque esses cursos não viriam para Quixadá, mas devido o empenho dela hoje podemos ofertar gratuitamente todos esses cursos” disse Dr. Ricardo Silveira.
A Dra. Simone Veras ressaltou a importância de todos os cursos oferecidos pela FGF, e também, a procura pelos cursos já que todos tiveram as vagas preenchidas. Ela informou, também, que estão trabalhando para oferecer cursos de graduação e pós-graduação em Quixadá.
As aulas dos cursos acontecerão no Centro Catequético, que foi reformado e ampliado para que pudesse receber a sede da Faculdade Grande Fortaleza em Quixadá, e fica localizado na Avenida Plácido Castelo, vizinho ao salão paroquial da igreja da Catedral de Quixadá.