Na manhã desta sexta-feira, 24, motoristas que fazem a linha entre a sede de Quixadá e diversos distritos e localidades da região se reuniram na Praça da Catedral, no centro da cidade, para protestarem contra o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, e para organizarem uma manifestação pelas ruas da cidade, a ocorrer na próxima segunda-feira, dia 27.
Os motoristas, a maioria deles donos de paus de arara, solicitam que o prefeito de Quixadá conceda alvarás para que eles possam realizar os percursos sem ter de sofrer o que consideram “perseguição do DETRAN”. De acordo com o Sr. Batista, um dos líderes do movimento, municípios da região, tais como Quixeramobim, Choró e Ibaretama já concederam os alvarás necessários. “Porque Quixadá não faz a mesma coisa?”, indaga ele.
Batista denuncia que o DETRAN estaria realizando blitzes sem necessidade, com abordagens caracterizadas por atitudes exageradas por parte dos profissionais. Ele solicita imediata ajuda do prefeito de Quixadá.
Entre os motoristas está o Sr. Egileu Tavares da Silva, que há cerca de 50 anos conduz moradores do Guarujá ao centro de Quixadá. Junta-se a ele o Sr. Francisco Lopes Filho, conhecido pelo apelido de ‘Chicó’, que há cerca de 40 anos conduz os moradores de Vertentes ao centro da terra dos monólitos.
Todos os envolvidos entendem que é necessário criar uma associação que possa atuar em nome dos interesses da classe.
“Pedimos ao Prefeito que venha nos encontrar aqui na próxima segunda-feira, mas se ele não vier, nós vamos lutar pelos nossos direitos mesmo assim, e vamos fazer um buzinaço pelas ruas da cidade”, afirmou o Sr. Batista ao repórter Washignton Luiz, que conferiu de perto a reunião realizada pelos trabalhadores. (Se você estiver logado no Facebook, poderá assistir a entrevista feita com os motoristas clicando aqui.)



Não podemos deixar de reconhecer, mesmo já não sendo mais permitido pelas leis do trânsito brasileiro, conduzir pessoas em paus de araras, porém num município como Quixadá, é uma necessidade, já que não temos estruturas no sertão (boas estradas, etc), e, só mudando de assunto, para vermos o descaso que atualmente e sempre ocorreu: grande desorganização do transito no centro da cidade,com condições péssimas de mobilidade, rua sujas, como exemplo ali defronte ao colégio Estadual, estão jogando um líquido altamente podre todo dia, e isso terá que sermos nós que vamos impedir quando se tem um prefeito e assessores, secretário, e naquelas ruas defronte o Mercado Público no Centro da cidade, outra podridão, isso é uma lástima uma vergonha para os gestores de Quixadá, dentre muitos outros problemas, deveriam ter vergonha disso. Não devemos nos calar também em relação àquela pequena rampa logo após o Tribunal do Trabalho, após aquela pousada e próximo ao aquele campo ao lado do açude do Eurípedes, mas coisa muito feia mostrando que muito tem que ser feito, e mostrando mais uma vez, que campanhas políticas são campanhas políticas e que depois de passado essa fase, começa a ocorrer os desmandos, e vemos que ser político verdadeiro é muito difícil tendo em vista os interesses de certos grupos de pessoas que não que defendem os seus próprios interesses, e então nós que somos cidadãos pagadores de impostos e verdadeiros trabalhadores, somos sempre as vítimas…
algo pra ser refletido.
imaginem se esse transportadores decidem não mais trazerem seu passageiros pra quixada, ja que as cidades vizinhas não negam o alvara para os veiculos de sua jurisdição, sr. comerciantes imaginem o abalo nas vendas.
tecer um comentario sobre algum assunto que não conhece, somente levados pela emoção do fato, as vezes leva a um tipo de comentario sem coerencia, de acordo com o “Artigo 230 – Conduzir o veículo transportando passageiros em compartimento de carga, salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo Contran.”,sendo vou citar alguns motivos para serem avaliados: as estradas no interior do municipio não dispõe de qualidade minima para o trafego de veiculos tipo “onibus”, pode ate alegar que no verão passam a maquina raspando o chão,ja que no inverno ficam intransitaveis com esse tipo de veiculos; os moradores do interior que precisam desse tipo de tranporte alternativo, na grande maioria são pessoas de um poder aquisitivo limitado, portanto não podem ir a cidade fazer sua compras e se da ao luxo pagar uma passagem de um onibus e pagar um veiculo de carga para transportar sua compras tipo: tijolo, telha, madeira, etc.,”Art. 109. O transporte de carga em veículos destinados ao transporte de passageiros só pode ser realizado de acordo com as normas estabelecidas pelo CONTRAN.”, porque na oportunidade de transportar pessoas pra fazerem as no mesmo instante retornam com as compras dos mesmo; um morador tem uma ovelha pra vender na feira que deve custar em torno de ‘R$120,00’, vai ter que ir ate a cidade fretar um veiculo de transporte animal que deve custar em torno de ‘R$90,00’, onde que fica a viabilidade desse negocios.
portanto quando o codigo nacional de transito diz: “salvo por motivo de força maior, com permissão da autoridade competente e na forma estabelecida pelo Contran”, a “autoridade” citada deve ser o sr. prefeito ja que “deve” ser a autoridade maior da cidade e diante destes motivos não seria “incoerente” fornecer o alvara de permitindo esse tipo de transporte, pelo menos enquanto sera resolvidos esses problemas.
amigos não pesse que a vida de quem mora no campo é facil, não pesse que so porque voce tem a oportunidade de ter um veiculo proprio e pode ir e vir, quando e pra onde quer, existem pessoas que não tem a mesma oportunidade, pensem porque julgar é facil, dificil é viver a situação.
FRANCISCO, CONCORDO COM VC, O PREFEITO NÃO MANDA NOS ÓRGÃOS ESTADUAL E NEM NO MUNICIPAL, POIS OLHE COMO ESTÁ O CENTRO DE QUIXADÁ. RUAS OBSTRUÍDAS POR AMBULANTES.O CALÇADÃO DE FRENTE DA CAMARA DE VEREADORES MAIS PARECE UM MERCADO PERSA, AQUELA RUA QUE FICA DE FRENTE A LOJA DO PREFEITO, CHEIA DE BANCAS DE FRUTAS, A RUA EUDASIO BARROSO -TRECHO QUE VAI ATÉ A CAIXA ECONOMICA -, CHEIA DE VENDEDORES AMBULANTES. EU NÃO SEI POR QUEM O PESSOAL DO GRUPO MONÓLITOS DE COMUNICAÇÃO, AINDA NÃO SE MANIFESTOU SOBRE AQUELA FEIRA DE FRUTAS NA PORTA DE ENTRADA DA RADIO LIDERANÇA? PRA ENTRA NO PRÉDIO DA RÁDIO A PESSOA TEM QUE FAZER MALABARISMO. HERLEY NUNES! NUNCA HOUVI VC FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO. JAIME ARANTES TAMBÉM NÃO E MUITO MENOS O NOSSO EVERARDINHO, E AÍ PESSOAL? NOSSO DIREITO DE IR E VIR, TECNICAMENTE ESTÁ SENDO LIMITADO.
VCS NÃO PEDEM SUGESTÃO DE REPORTAGEM! ENTÃO, QUE TAL UMA SOBRE ESSE ASSUNTO. NÉ FRANCISCO.
Felizmente a ação do Detran é legítima, apesar do Pau de Arrara ser um ícone do sertão, o transporte público tem que melhorar. acho que o Governo Federal deve abrir uma linha de crédito para aquisição de ônibus com juros subsidiados. Outra coisa, também acho que Prefeito seja ele quem for não deve intervir para burlar a lei. Está certo está certo. Está errado, está errado.
ESSE FAKE DO JAIME ARANTE E O BACURAU DO EGILEU NÃO SE CONFORMARAM COM A DERROTA DO FICHA SUJA DO ILÁRIO.QUE QUE O PREFEITO JOÃO INTERFIRA ATÉ NUM ÓRGÃO QUE É ESTADUAL, SE NÃO TIVER DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO DE TRANSITO TEM MAIS É QUE MULTAR MESMO. VOCÊS QUEREM QUE O PREFEITO INTERFIRA EM ALGO QUE ESTÁ ERRADO. DESDE QUE EU MORO EM QUIXADÁ QUE A POLICIA RODOVIÁRIA ESTADUAL FAZEM BLITZ NOS 4 CANTOS DE QUIXADÁ. SÓ AGORA QUE O BACURAU DO EGILEU QUER QUE O PREFEITO INTERFIRA NUM ÓRGÃO ESTADUAL, O DETRAN NÃO PRECISA DE PERMISSÃO MUNICIPAL PARA REALIZAR SUAS BLITZ. O MUNICÍPIO NADA PODE FAZER. SE CONFORMA QUE DOE MENOS BACURAU EGILEU.
lembrando q o alvará não é só o prefeito q dar não,! se o DETRAN conceder eu acredito que a prefeitura libera o alvará. eles poderiam ir na prefeitura agendar uma reunião com o prefeito e explicar o q estão querendo,! e não fazer manifesto, como se a prefeito fosse o culpado,! mais não,, vão fazer manifesto,, talvez o prefeito nem esteja sabendo do fato, causa uma polêmica, e fica difícil resolver,, por q não procurá o orgão principal antes?????
o mesmo dinheiro q se compra um pau de arara, compra um ônibus,, o presso deles se batem,, ta na hora dos motoristas começarem fazer economia,e vender seus paus de arara p/ quem precisa p/ outros tipos de serviços,, e comprar onibus,, isso não vale só p/ Quixadá não,,é p/ todos os motoristas de todas as regiões,!
Olho vivo, meu amigo, vc fez um arrudeio medonho, e não disse #$@% nenhuma.A coisa é bem Simples, o povo precisa se locomover para exercer o seu direito de ir r vir, certo? então esse próprio povo sempre encontrou seus proprios meios, certo? então pq o %$#@*&%$# do prefeito, já que não ajuda, deixa pelos menos de atrapalhar?
Existem duas formas de se pensar essa questão. Sou TOTALMENTE CONTRA o transporte de pessoas em paus-de-arara. Isso é uma praga antiga, que, infelizmente, tende a persistir em virtude do atraso de nossa cidade e da falta de um sistema de transporte que beneficie a população que mora nos distritos de Quixadá. E a segunda questão é justamente ligada a isso: se acabar os paus-de-arara muitas pessoas não terão como se deslocar para a sede do município. Confesso que é duro se posicionar nesta questão. Porém, convém não esquecer que na campanha do prefeito, 3 pessoas morreram em um acidente envolvendo caminhão pau-de-arara.