Funceme prevê chuvas abaixo da média até maio

- por
  • Compartilhe:

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 24, a Funceme afirmou que a probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%. De acordo com a fundação, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas não dá segurança para o Estado. O órgão revela que a situação ainda é preocupante, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só houve precipitações em torno da média na Região do Cariri.

De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, este é um sinal de melhoria em relação à previsão dada no mês anterior, mas ainda não dá uma margem confortável de precipitação. “Mesmo que as chuvas fiquem em torno da média em todo o Estado, elas não estarão produzindo subsídios suficientes para os principais reservatórios de água do Ceará”, disse Eduardo, afirmando que 51 reservatórios do Estado estão com menos de 10% de abastecimento hídrico total, e outros 106 estão com menos de 30% da capacidade máxima.

A chance de a quadra chuvosa ficar em torno da média é de 40%, e de ficar acima da média é de apenas 20%. A Funceme prevê a quadra chuvosa abaixo da média no Estado, devido  aos números previstos para a Região Sul do Estado, que tem previsão de 45% de chuvas abaixo da média. De acordo com o presidente da Funceme, as chuvas que caíram até agora, são causadas por um vórtice e não pela Zona de Convergência Intertropical, fenômeno que normalmente é responsável por 70% das precipitações no Estado durante esse período. Eduardo frisou a possibilidade da chegada do fenômeno El Ninõ, que esquenta as águas do Pacifico e diminui ainda mais as precipitações no Estado. Para chegar a esta previsão, a Funceme, junto com outros órgãos nacionais e internacionais, utilizou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.

—///—

Ceará Agora




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Enquanto se gasta muito nas capitais, com Copa do Mundo, gastos com mordomias para políticos, enfim com tando dinheiro sendo desviado, a seca virá e quem é pobre do sertão vai continuar sofrendo, mesmo sendo trabalhadores, mas a maioria dos políticos na realidade estão interessados para que exista sempre seca, e que nunca seja resolvido os problemas da seca, pois eles serão beneficiados com a miséria do povo. Esse é um país dos picaretas, dos salafrários, pais dos coronéis. O Brasil só será uma nação séria, quando forem todos parasitas expulsos do país

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.