Todo mundo sabe que cigarro faz mal. Ao todo, são 5.315 substâncias (cerca de 4,7 mil nocivas) na fumaça do cigarro. O número pode chegar a 8.622 se também forem considerados os compostos presentes na folha do tabaco e os aditivos industriais.
O grande problema, talvez, é que é impossível olhar diretamente para o dano causado. A experiência a seguir mostra perfeitamente o resultado do consumo de 400 cigarros. Quer ver o que fica grudado em seu pulmão depois que você fuma? Confira:
Não entendeu? É muito simples. 400 cigarros foram “filtrados” pela água. Todas as mais de 4.000 substâncias químicas de cada cigarro tornaram a água preta e viscosa. Depois, ao ferver essa solução, o que sobrou, uma liga parecida com piche, mostra exatamente como as substâncias grudam, colam, no pulmão do fumante.
É impressionante? É. E você, ainda fuma porque?
ATENÇÃO MULHERES!
No organismo feminino, as conseqüências do vício são muito mais intensas. O fumo é um grande inimigo da saúde feminina, tem um efeito devastador e causa diversos problemas.
Doenças respiratórias, hipertensão e osteoporose são alguns exemplos das doenças causadas pelo cigarro. Mas a lista não termina por aí. Além de aumentar as chances de câncer, principalmente nas mamas e no aparelho reprodutor, o cigarro deixa as mulheres mais vulneráveis aos problemas cardiovasculares.
O organismo feminino é mais delicado, o que aumenta os efeitos nocivos do cigarro. No sistema circulatório, a fraqueza natural das paredes das veias combinada com a produção de hormônios facilita a coagulação do sangue. Os coágulos podem resultar em varizes e nos casos mais sérios, em trombose.
Os riscos se tornam ainda maiores quando a mulher utiliza a pílula anticoncepcional, que contém grande quantidade de hormônios.
A menopausa pode chegar mais cedo para a mulher fumante, já que o cigarro provoca uma diminuição do fluxo de oxigênio no ovário. A fertilidade também é colocada em risco com o vício. As chances de uma mulher fumante engravidar podem ser até 40% menores em relação a uma não-fumante.
Como se todas as doenças causadas pelo cigarro não fossem suficientes, há ainda os prejuízos para a beleza. Fumar envelhece, causa celulite, rugas, acne, queda de cabelo e ainda deixa os dentes amarelados.
—///—
O cigarro é tão prejudicial quanto as outras drogas e imagine o quanto causa poluição no meio ambiente, além de causar câncer no pulmão da pessoas.