A Prefeitura Municipal de Quixadá publicou em sua página oficial no Facebook uma nota de esclarecimento sobre a instauração das CPI’s na Câmara Municipal.
Com profundo respeito ao Senhor Prefeito, João Hudson, apresentamos a seguir os pontos principais da nota e oportuna contestação de cada um deles.
1. A gestão nunca se posicionou contra, ou mesmo tentou interferir em face da abertura da CPI conhecida como CPI da Saúde e CPI das Gaiolas, como aponta alguns seguimentos da imprensa quixadaense;
Na verdade, a gestão é pouco transparente. Documentos importantes solicitados pelos vereadores, tais como aqueles relacionados à cooperativa DINAMICA, ainda não foram entregues. O prefeito quase nunca vai à câmara dar satisfações. Uma prova de que a presidência da Câmara colabora de forma afinada com os interesses do poder executivo pode ser vista na realização de uma reunião, a portas fechadas, e registrada no Facebook pelo próprio presidente, Pedro Baquit, no gabinete do prefeito João Hudson, nesta terça-feira, 01. Na pauta, a CPI da Saúde. Afirmar que a prefeitura não busca blindar sua imagem e interesses através da cooperação de sua base de vereadores e da presidência do poder legislativo parece uma tentativa exótica de brincar com a inteligência dos cidadãos. É óbvio que o poder executivo não apenas tenta se articular com os vereadores, mas que continuará a fazer isso. É assim em todo o Brasil.
2. É de interesse do Prefeito e de todos que fazem a gestão “Novos Rumos. Cidade Próspera” o esclarecimento e punição a quem praticou atos ilícitos, atentando contra a moral e a responsabilidade com o erário público, fato esse que, após mais de uma década, contribuíram para que importantes obras continuem inacabadas;
Qualquer cidadão responsável certamente partilha o interesse em ver definitivamente resolvidas todas as questões relacionadas com escândalos de gestões passadas. A gestão atual afirmar que há interesse em esclarecer fatos do passado é uma coisa, mas ela afirmar que há o mesmo interesse em esclarecer escândalos do presente é outra bem diferente. E isto não se tem visto. Para que escândalo maior do que a constatação inequívoca de que a prefeitura de Quixadá gastou, em 2013, mais de 20 milhões de reais na área da saúde e, no entanto, nem gesso existir no hospital? Sim, certamente há muito o que ser apurado, não só do passado, mas também do presente. E já que a gestão não pretende interferir nas CPIs, espera-se que tenha a mesma disposição para ser investigada. É interessante comparar o desejo de apuração de responsabilidades, manifesto nesta nota, com a reação da mesma gestão ao ser alvo da Operação Miragem, em 2013. Em vez de demonstrar interesse na apuração dos fatos, praticamente todos os investigados preferiram fugir da polícia e do Ministério Público.
3. Além disso, a Prefeitura Municipal procede rigorosa auditoria interna com seus técnicos da área de controle, verificando contratos e documentos. É do nosso interesse que tudo esteja 100% correto e de acordo com a lei;
Louvável o interesse em que “tudo esteja 100% correto”. No discurso para o público, as palavras soam maravilhosamente bem. Na prática, porém, o que temos presenciado é um caos absolutamente dominante, caos que não pode, por certo, ser fruto de uma política que almeja deixar que tudo ocorra “100% correto”. Aliás, já que a prefeitura está verificando contratos, como dito na nota, porque razão não entregou ainda uma cópia dos contratos firmados com a cooperativa DINAMICA aos vereadores que o solicitaram? Se é tão interessada em transparência, como diz, porque a gestão espera pela força de uma CPI para, só então, colaborar?
4. Por isso, recebemos com naturalidade a instauração da CPI na Câmara Municipal. Vamos colaborar com todas as informações que os vereadores solicitarem a fim de esclarecer, agilizar a conclusão dos trabalhos e permitir o retorno à normalidade administrativa ao nosso município.
Esta é, provavelmente, a mais infeliz das declarações da nota, pois é um reconhecimento público de que a situação administrativa no município, sob o comando de João Hudson Bezzerra, não se encontra em sua plena normalidade. O maior sinal disto é a incapacidade do poder executivo de estabelecer uma equipe fixa no primeiro escalão, capaz de dar atença continuada às necessidades do município. Visto que as CPI’s nem foram instaladas ainda e a situação é esta, que dirá depois que elas forem realizadas? Terá o poder executivo, depois das apurações dos parlamentares, real capacidade de manter a normalidade administrativa em nosso município? Cidadãos responsáveis, embora sem muita base para confiança, com certeza torcem que sim.
5. O prefeito manifesta a confiança de que o compromisso dos Vereadores e do Poder Executivo é o mesmo: trabalhar pelo progresso do município e pelo bem estar da sua gente.
“É o mesmo” de quem? Quem, até agora, demonstrou real interesse pelo progresso do município e bem estar de sua gente? A atuação da presente gestão levou nosso município a ser alvo de exposições midiáticas negativas em rede nacional. Rede Globo, Rede Record e TV Diário cobriram escândalos que certamente ilustram o retrocesso ao qual Quixadá está exposto, fazendo nossa gente desejar ardentemente dias melhores. O discurso, certamente, não consegue fácil aceitação pela maior parte da população quixadaense.
A contestação desta nota de esclarecimento da prefeitura é feita num espírito respeitoso, dentro dos limites e garantias concedidos pela democracia.
—///—
JACKSON PERIGOSO da Revista central, preste mais atenção no que você publica, pois o Dr Weiber se afastou para fazer uma cirurgia e não foi por qualquer besteira como você deixa a entender. Engraçado que o secretário Janjão já fez fez copas, campeonatos e corridas esse ano e você não colocou nada né? Porque será? Será que é porque a REVISTA CENTRAL foi comprada por um deputado para falar mal da gestão? Deixa de ser sem vergonha JACKSON PERIGOSO, respeita a família desses secretários que você falou,quem é você pra falar de ética? Você que a cada gestão se vende para alguém! Fez a mesma coisa dessa vez, pois antes falava bem da gestão, mas como perdeu a rádio naquele seu programa triste, ai agora fica atacando a gestão, se bem que não foi só porque perdeu o programa não né, foi porque você se vendeu para um politico estadual né?
investiga e pune????????? ou vamos todos pra PIZZARIA??????????
Bem…que venha uma CPI…agora eu quero ver é uma investigação da ex secretaria Livia Mara que é sobrinha do Joao Hudson……