Embora a intenção dos organizadores do movimento VEM PRA RUA QUIXADÁ, Mailson Avelino e Luiz Lucena, nunca tenha sido pedir a renúncia do prefeito João Hudson, como eles sempre deixaram claro em suas participações nas emissoras de rádio locais, os participantes do manifesto não puderam conter os próprios sentimentos e encheram as ruas da cidade com gritos de “Fora João”. Tudo, porém, foi feito num clima de absoluta organização e respeito.
Mais de mil pessoas levaram carros e motos para as principais ruas da cidade. O número surpreendeu, já que a iniciativa era inteiramente popular, sem financiamento de partidos ou de políticos, e toda participação foi inteiramente espontânea. De acordo com os organizadores, não foi realizada a doação de nem um único litro de combustível para os veículos. Tudo ocorreu de forma voluntária. Grande parte dos manifestantes era composta de ex-apoiadores do prefeito João Hudson que, decepcionados, extravasaram seus sentimentos pedindo mudanças nos rumos adotados pela gestão.
Milhares de cidadãos acolheram a manifestação, e eles também usaram de criatividade com fantasias, faixas e cartazes. De acordo com o repórter Washington Luiz, que entrevistou pessoas ao longo do percurso, muitos não foram porque possuem parentes trabalhando na prefeitura e sentiam medo de represálias.
As principais bandeiras pediam maior zelo no trato dos serviços de saúde, respeito do prefeito pelos cidadãos, projetos estruturantes para o município, transporte para os alunos e merenda escolar de qualidade.
Os participantes pediram também a saída do Secretário de Administração, o advogado Weibber Cavalcante.
JOGATINA TRADICIONAL PATROCINADA PELO PODER PÚBLICO
Com o claro objetivo de interferir no êxito da manifestação, a prefeitura agendou para o mesmo horário a realização de um bingo tradicionalmente realizado mais tarde na noite, porém, nada fez com que os participantes do manifesto desanimassem. O VEM PRA RUA QUIXADÁ surpreendeu pela beleza das atitudes de respeito à democracia e pela enorme receptividade de quem acolheu o manifesto ao longo do trajeto.
Após circular por várias das principais ruas, os manifestantes concluíram o protesto na Praça Cel. Nanam, no centro da cidade.
ESPERANÇA DE NOVAS ATITUDES
Notou-se a participação de muitos jovens no manifesto. A política quixadaense, tradicionalmente decidida na base de apelações partidárias e exaltação de números e cores, pode mudar nos próximos anos. Discursos mais racionais e factíveis serão cada vez mais esperados dos próximos a se oferecerem para gerir os interesses da Terra dos Monólitos. Este, sem dúvida, será um dos legados deixados, em parte, por iniciativas exitosas como o manifesto VEM PRA RUA QUIXADÁ.
AGRADECIMENTO
Luiz Lucena, um dos organizadores do manifesto, postou em seu perfil no Facebook a seguinte mensagem de agradecimento:
Quero agradecer a todos os participantes da manifestação desse 1o de maio denominada “Vem pra rua Quixadá”.
Este movimento foi o mais tranquilo, lindo e simpático que tive a oportunidade de colaborar.
Com tranqüilidade de alma revelo a todos: estou muito feliz! Não somente pela numerosa quantidade de participantes, mas pela conscientização cidadã, republicana e progressista manifestada por todos os participantes no decorrer do percurso.
Hoje, plantou-se uma semente. No futuro próximo será germinada e dela virá um novo fruto. Este fruto chama-se povo! Razão de ser do nosso sistema representativo regido por nossa Constituição Federal.
Grande abraço e vamos avante! A luta agora que começou!
Veja mais fotos:
Pode ser que o povo de Quixadá aprenda, mudaram a cor de azul para verde e de PSDB para PRB mais a incompetência continua a mesma, O mesmo povo que acabou com Quixadá nos anos de 97 a 99 se não me engano quando o então Dr. mesquita diga-se despassagem um excelente médico.Era prefeito de Quixadá porem as pessoas que o representavam na prefeitura e secretarias não eram dotadas de tal talento e deixaram a cidade de quixadá a contar migalhas, com salario atrasados, escolas em greve e etc… Não adianta mudar legenda,cor de partido de as pessoas não mudam..
Fica aqui: FORA CÍ!
esse povo fazem um briga para ter um dono de sapataria na prefeitura, agora choram pro cara sair
eu sabia que o Ilário estava por trás disso…ele jamais se conformou com à lapada que tomou do João!, eu sei que o negocio não tá bom, eu votei no João e também não estou gostando, mas o que eu observei que a manifestação ´s tinha politico, até o dr. Odorico…pqp!!!pô!!!
Bom dia a todos…Ao povo que ontem deram um paco enorme,para a democracia dessa cidade,parabéns aos organizadores,não pode parar por ae não…o povo tera que continuar exigindo seus direitos,a pacificação foi mostrada,pos o povo quer e mudava dessa ma gestão que ae esta!!!.Se o mp,não acordar agora…ae da pra se desconfiar algo.pararabens a todos,e ao monolitospost,pela cobertura.
Para todos os babões que vem até lamber o saco do prefeito, quero que saibam que ontem foi uma forma de dizer que o povo já não e besta, a carreata foi um manifesto público que ninguém foi comprado com gasolina e uma pontinha, vai quem quer, sim foram pessoas que apoiaram o Ilario, como também foram várias que apoiaram e votaram no burrico verde!
Mesmo apelando para um bingo, e apelando mais ainda a chegar ao ponto de mandar um oficio pedindo que o Detran fechasse as saidas de Quixadá para que o pessoal dos paus de arara, o pessoal de moto não pudesse vim, mais fazer o quê né se o burrico verde é um cagao!
Se preocupem não esse foi só o primeiro passo!
Cuidado Jão!
#FORA JOAO, FORA WEIBER, FORA TODOS…………………………….
É Marcos Coimbra. VOCE ESQUECEU UMA FAIXA ESSA NÃO PODERIA TER FICADO DE FORA. “FORA MARCOS CONTADOR – IRMÃO DO PREFEITO”
Foi muito lindo. Lamento que a prefeitura tenha optado pela realização do Bingo no mesmo horário da Manifestação. Lamento também a participação de políticos do PT neste movimento. No passado, eles foram responsáveis por uma herança maldita e também devem ser responsabilizados pelo estágio de atraso que Quixadá se encontra.
Vi muitas faixas com o ‘Fora João” e o “Fora Weiber”. Gostaria de ter visto faixas com os dizeres: “FORA JANJÃO”, “FORA ELERI”, “FORA JUVENINA”, “FORA BRENA”, “FORA BLASCO”, pois todos estes citados são um bando de incompetentes que nada fazem pelo bem da cidade (mas fazer bingo é com eles mesmos).