Projeto de Lei: Escalas médicas terão que ter ampla divulgação em Quixadá

- por
  • Compartilhe:

O vereador Higo Carlos vai protocolar nesta quarta-feira, 07, um projeto de lei que “dispõe sobre a publicidade das escalas médicas no âmbito do município de Quixadá”. Se for aprovada, a lei tornará obrigatória a divulgação das escalas no primeiro dia útil de cada mês no site oficial da prefeitura. O conselho e a comissão de saúde da Câmara também serão obrigatoriamente informados.

O parlamentar argumenta que existe a necessidade de ampliar as responsabilidades quanto ao cumprimento das escalas médicas, principalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e no Hospital Eudásio Barroso.

Higo Carlos coloca ainda no projeto a obrigatoriedade do gestor responsável pela pasta e do prefeito de prestarem esclarecimentos ao conselho, à 8ª micro regional de saúde do estado e ao poder legislativo quando houver atrasos nos vencimentos dos médicos plantonistas.

“Às vezes o médico com toda razão reclama porque não recebeu seu salário em dias. O município não se programa para garantir a regularidade dos pagamentos, isso inclusive já foi objeto de discussão na Câmara e na imprensa. Sempre há um problema e quem acaba pagando é o povo. Quando falta o profissional nas unidades estamos colocando a vida das pessoas em risco. Queremos receber a escala médica e fazer o acompanhamento”, disse o parlamentar.

O vereador garante que conseguiu confirmar pessoalmente ao visitar a UPA que não há uma organização na elaboração da escala. Se aprovada, a lei tende a dar mais garantias aos usuários do sistema de saúde pública, uma vez que outros órgãos fiscalizadores, bem como a imprensa, deverão fazer acompanhamento neste sentido.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Quem poderia falar para esse vereador que esse projeto é inconstitucional. O artigo 61, parágrafo 1º, inciso II da constituição é claro ao afirmar que é matéria privativa do executivo projeto de lei que trate de remuneração e organização administrativa dos servidores. Essa projeto não pode ser de autoria de um vereador.

  2. Boa informação. Precisamos nos manter atualizados.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.