Coligação é o nome que se dá à união de dois ou mais partidos que apresentam conjuntamente seus candidatos para determinada eleição. As coligações muitas vezes envolvem partidos que se encontram em pontos antagônicos do espectro ideológico.
As coligações influenciam diretamente na definição dos eleitos. As vagas eletivas são distribuídas em proporção aos votos obtidos pelos partidos ou coligações partidárias. Ou seja, quanto mais votos uma coligação ou partido receber, mais candidatos irão se eleger. Esse sistema faz com que um candidato com muitos votos ajude a eleger candidatos da sua coligação ou partido com menos votos.
A coligação de Camilo Santana, candidato ao Governo do Ceará indicado pela família Ferreira Gomes, é formada pelos seguintes partidos: PRB, PP, PDT, PT, PTB, PSL, PRTB, PHS, PMN, PTC, PV, PEN, PPL, PSD, PCdoB, PTdoB, PSD, e PROS. A exemplo do que ocorre em diversos lugares, esta coligação acabou criando uma situação inusitada em Quixadá, município do sertão central cearense.
Opositores históricos, Osmar Baquit (PSD) e Rachel Marques (PT), que concorrem a uma vaga na Assembleia Legislativa do estado, podem acabar se beneficiando dos votos um do outro, graças ao fato de pertencerem à mesma coligação. Quem votar em um deles estará, por causa do sistema de coligação, beneficiando o outro.
A partilha do mesmo palanque pelos dois candidatos, com Osmar pedindo votos para um governador do PT, tem causado controvérsia na região, embora não seja algo inédito na política.
Os demais candidatos quixadaenses, Luiz Gonzaga, Antônia Gercina e Schuster Barros, não estão coligados da mesma forma, portanto não podem ser beneficiados pelos votos dos concorrentes, como acontece com Osmar e Rachel.
LEIA MAIS:
ELEIÇÕES 2014: Seis quixadaenses registraram nomes para participarem na disputa estadual
ELEIÇÕES 2014: Prefeito de Quixadá “apresenta” seus candidatos e deixa servidores constrangidos
Pelo menos…. e uns 200….. votos que eu conheço nenhum… se falar nesses dois… tem razão nunca a cidade teve alguma coisa que tivesse, de futuro o povão vai dar a resposta é só coferir…..
Que besteira! Não se enganem, isso aí é somente propaganda para minar o PT e qualquer outro partido da situação, sindicalista ou trabalhista. Porque ele não pode apoiar um candidato do PT? Vão começar a difamar o partido dos trabalhadores de novo? Baboseira! Isso aí só tem um objetivo. Eleger outro candidato, que todos os entendidos sabem quem é. R.S.