Aécio Neves (PSDB) largou na frente da presidente Dilma Rousseff (PT) neste início da campanha de segundo turno nas eleições presidenciais deste ano. É o que mostra uma pesquisa feita com exclusividade para ÉPOCA, pelo instituto Paraná Pesquisas. Se a eleição fosse hoje, Aécio teria 49% das intenções de voto contra 41% de Dilma. Não sabe ou não responderam somam 10%. Em votos válidos, Aécio tem 54%, e Dilma, 46%. Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os candidatos, Aécio tem 45%, e Dilma, 39%.
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou, entre a segunda-feira (6) e esta quarta-feira (8), 2.080 eleitores. Foram feitas entrevistas pessoais com eleitores maiores de 16 anos em 19 Estados e 152 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR 01065/2014. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com uma margem de erro de 2,2% para mais ou para menos. Isso significa que a probabilidade de a realidade corresponder ao resultado dentro da margem de erro é de 95%. Se a eleição fosse hoje, a votação de Aécio variaria, portanto, de 52% a 56%; e a de Dilma, de 44% a 48% dos votos válidos.
“Podemos afirmar que Aécio Neves inicia o segundo turno com uma boa vantagem, porque herdou mais votos de Marina Silva (a terceira colocada). Vamos ver como o eleitor se comportará após o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão”, afirma o economista Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas.
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Dilma Rousseff é rejeitada por 41%. Outros 32% afirmaram que não votariam em Aécio “de jeito nenhum”. Apenas 16% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos, e 8% não souberam ou não quiseram responder. De acordo com Hidalgo, a rejeição é sempre um fator fundamental em eleições de segundo turno.
No quesito escolaridade, Dilma é a preferida dos eleitores com apenas o ensino fundamental. Ela tem 46% das intenções, ante 45% de Aécio. Entre os eleitores com ensino superior completo, Aécio lidera com 55% das intenções, e Dilma apresenta 34%. Aécio também está na frente no eleitorado feminino, com 50% das intenções de voto, ante 40% de Dilma. Entre os homens, Aécio tem 47% das preferências, para 43% de Dilma.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR 01065/2014. Foram entrevistados 2.080 eleitores em 19 Estados e 152 municípios do dia 6 ao dia 8 de outubro. (Fonte: Revista Época)
A grande prova e lição que os mais pobres tem aprender é que as elites estão querendo voltar para os tempos em que só ela, a elite parasitária dominava tudo, pois já sentiram que com mais um governo antifascista, eles irão deixar de ser sustentados pela classe trabalhadora. E os eleitores do ensino superior em sua maioria de classe alta e média, por nunca terem tido dificuldade, por sempre terem sido na verdade sustentados eles e toda sua família com o trabalho, o suor do trabalhador pobre, terão sempre a tendência de votar naquele que representa as elites, aquele governará o Brasil mais para as elites, no caso, essa pessoa chamada Aecio. Até que durou o sonho de passar 12 anos de lutas e vitórias pelo crescimento do Brasil, porém 12 anos é muito para o PIG, para os grandes comerciantes, os banqueiros, os políticos ricaços, terem que aguentar, para eles é quase uma eternidade. Sendo assim, diante de uma possibilidade de novamente a presidente do Brasil, Dilma, ganhar mais uma vez, já praticamente estão com a vitória assegurada, mas o povo brasileiro trabalhador, consciente, não analfabeto político, não parasita e antifascista, antinazista. Sou cristão verdadeiro, e não comungo com pensamentos da maioria dos líderes religiosos do Brasil, pois estão mas para servir os seus interesses e os interesses dos ricos, das elites parasitárias, pois deixam de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, para servirem aqueles que desagradam ao Senhor Deus e que agradam muito o adversário de Jesus Cristo, pois se lessem a Bíblia veriam que todos na realidade estão errados diante de Jesus, e principalmente esses que são a elite parasitária do Brasil. Posso até parecer partidário da esquerda, mas não é isso, pois a verdade é busco na Bíblia e nos livros, nos ensinamentos de pessoas preparadas, enfim nos ensinamentos que levam a descobrir que nas elites encontramos em sua maioria pessoas que só pensam dinheiro e muitas outras coisas que não são de Deus, muitas coisas que agradam o adversário de Jesus Cristo.
Isso e uma piada.