O Matadouro Público do Município de Quixadá foi interditado pela Justiça do Estado do Ceará. A ação ocorreu como resposta a um pedido do Ministério Público e da SEMACE, que haviam detectado ausência de condições sanitárias para o funcionamento das instalações.
Dentre os problemas mais graves, a existência de esgoto a céu aberto e a exposição da carne a risco de contaminação bacteriológica são os mais graves. Funcionários também estariam paramentados de forma inapropriada e o abate dos animais estaria sendo realizado em condições impróprias.
Por causa dos riscos para a saúde da população, as autoridades decidiram pela interdição imediata do local até que providências sejam tomadas. Até que isso aconteça, os animais serão abatidos no matadouro público de Morada Nova.
A prefeitura municipal de Quixadá publicou a seguinte nota de esclarecimento sobre o caso, afirmando que, apesar de estar à frente da gestão desde janeiro de 2013, o prefeito João Hudson desconhecia a existência de um acordo da gestão passada com o MP.
Leia a nota:
A Prefeitura Municipal de Quixadá através do Departamento Municipal de Administração de Bens e Serviços Públicos – DMASP, vem a público esclarecer alguns fatos acerca do embargo das instalações do matadouro público municipal:
I) Em visita realizada na tarde desta quinta-feira (20) pela SEMACE nas instalações do matadouro público, verificou-se que não haviam sido concluídas as obras da rede de tratamento de água e esgoto daquele ambiente, acordada em Termo de Ajustamento de Conduta – TAC assinado ainda no ano de 2011, durante a gestão passada, e que tinha como prazo de entrega o período de 60 (Sessenta) dias, sendo este o único e exclusivo motivo para o embargo do matadouro.
II) A atual gestão não tinha conhecimento do referido TAC, pois se o tivesse já teria solucionado tal problema.
III) O Prefeito João Hudson e o Secretário Wladimir, já negociam com a SEMACE um prazo para a conclusão da referida obra, afim de que assim não haja prejuízos ao abate de animais.
IV) Reafirmamos nosso compromisso com a população quixadaense de trabalhar sempre com transparência e clareza. Estamos buscando soluções para o problema e esperamos resolve-lo o mais breve possível.
esse prefeito nao sabe de nada,vive como bosta n agua.
Não sabia!!! Nada de nada inocente. Oh prefeito incompetente.
Agora é que vai ficar ruim, o caminhão que transporta a carne do matadouro ate os frigorificos da cidade não tem a menor condição de transportar pereciveis. Com a distancia de Morada Nova à Quixadá num caminhão sem refrigeração agora é que a carne chega ruim.
o problama ai e falta de vergonha na cara desse prefeito [editado] para administar a cidade e tbm a falta de caragem dos moradores da cidade de tomarem a prefeitura e não deixar mais esse [editado] entra mais na prefeitura o bando de gente medrosa.. não tem mais macho nessa cidade..
Como um local desse pode ter higiene se as pessoas que deveriam cuidar desse assunto são funcionários públicos, sem treinamento para tal e que são obrigados a fazerem esse serviço, com medo de perseguições? Lá tem auxiliar de serviço emitindo gta, que é o documento que autoriza o transporte de animais. Lá tem gente sem equipamento. O problema aí é de gestão.