Laurindo dos Santos, 54 anos, saiu de casa, em Juazeiro do Norte, com toda a sua família, ainda no mês de maio. A esposa, Dona Lúcia, lembra com um sorriso no rosto que a peregrinação foi iniciada “antes da copa do mundo”. Os três filhos do casal, Gabriel (16), Luis Carlos (13) e Dayana, um bebê de apenas dois anos, acompanham os pais no que defendem ser “um ato de fé”.
Em troca da saúde de Laurindo, o casal prometeu aos santos que a família inteira realizaria uma peregrinação por todo o Ceará usando jumentos como meio de transporte, assim como Jesus, Maria e José fizeram ao fugirem de Belém para o Egito, conforme relato dos evangelhos. De acordo com o chefe de família, a graça foi alcançada e agora eles estão apenas pagando o que devem.
Ao percorrer o Estado, eles tem preferido utilizar as estradas vicinais, carroçáveis. Já estiveram em Aracati, Fortaleza, Maranguape, Canindé, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Mombaça, Acopiara, Iguatu e Juazeiro do Norte. Em Choró receberam muita ajuda da população, que os abasteceu com mantimentos e forneceu ração para os animais.
A família leva consigo apenas o básico e dorme em carroças cobertas com lonas e plásticos.
Nesta segunda-feira, 24, eles dormirão no município de Quixadá e, em seguida, prosseguirão com sua jornada até que todo o território cearense seja coberto pelas pegadas dos jumentinhos.
+Fotos:
*Crédito das fotos: Paulo Simião