Com panelaços, população faz críticas ao governo durante pronunciamento de Dilma

- por
  • Compartilhe:

Assim que teve início o pronunciamento feito ontem, dia 08, pela presidenta Dilma Rousseff em cadeia nacional de rádio e televisão, começou também, em algumas capitais do país, um protesto na forma de panelaço e buzinaço.

Pelas mídias sociais, foram registrados protestos desse tipo em regiões de Brasília, do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Curitiba. De acordo com o professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) João Paulo Machado Peixoto, panelaços como os de ontem acabam por expor “em praça pública” críticas ao governo.

“Significa um repúdio à atual situação em que vive o país, não só do ponto de vista econômico, mas principalmente político”, disse ele. Na avaliação do especialista, o panelaço é dirigido tanto à presidenta quanto ao governo em geral. Segundo ele, diante das denúncias de corrupção noticiadas pela imprensa, era previsível que a população se manifestasse em algum momento. Ele destacou a previsão de uma semana muito tensa do ponto de vista político, com manifestações programadas para os dias 13 e 15 de março – a primeira, a favor do governo e a segunda, contrária.

Essa polarização, lembra o especialista, não é novidade no Brasil. “As últimas eleições mostraram isso. Estamos polarizados, a exemplo do que ocorria, no passado, nos embates entre udenistas e petebistas. Mas essa dialética é própria da democracia”, destacou.

“As próprias passeatas [previstas para os próximos dias] deixam claras essas semelhanças, podendo ser comparadas às ocorridas em 13 e 19 de março de 1964”, disse ele referindo-se ao comício da Central do Brasil organizado por sindicatos e líderes camponeses que apoiavam o então presidente João Goulart (Jango) e à Marcha da Família com Deus pela Liberdade, organizada logo depois em resposta à suposta “ameaça comunista” representada por Jango.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Não adianta querer tirar o governo Dilma para voltar o governo de corruptos que há muito tempo vem parasitando o Brasil. Desse jeito é como diz o ditado: “se o correr o bicho pega se ficar o bicho come”. O Brasil está cheio de predadores de plantão para tomar o lugar de Dilma e começar a parasitaria da privataria, o entreguismo, querem fatiar o Brasil e entregar tudo nas mãos das multinacionais. Agora querem entregar tudo se aproveitando das falhas do atual governo. O povo tem que ter olho vivo… cuidado meu povo…

  2. Tem que se deixar bem claro que tudo isso não reflete movimentos de todas as classes sociais. Esse panelaço em sua maior parte foi de pessoas da classe média. São de pessoas que não tem tantos problemas com a população pobre. Porém só uma pergunta: será que estão querendo voltar aos tempos da ditadura, dos governos das elites, que causou a maior crise no Brasil, inclusive causando problemas que até hoje nunca foram sanados? Sabemos que o governo atual tem cometido muitas falhas, mas temos que ter cuidado para não entregar tudo nas mãos das elites parasitarias apoiadas pelo PIG e todos falsos políticos…

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.