O alagamento da Avenida José Caetano, do Terminal Rodoviário e de várias residências durante a chuva de 90mm que caiu sobre Quixadá no fim da tarde e durante a noite do último domingo, 22, foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.
Entre os debatedores, há aqueles que buscam encontrar soluções, paliativas e definitivas, e até concluir, com base numa multiplicidade de argumentos, quem são os culpados pela persistente situação. De fato, todo ano é assim: se chove, aquela área fica toda alagada, trazendo imenso desconforto e prejuízos para a população.
No meio das discussões na internet, apareceu até um vídeo feito por um parlamentar – só de calção e blusa, no meio da chuva, tentando andar pelas ruas alagadas, entrevistando os moradores. As imagens, claro, foram usadas com a finalidade de criticar a atual gestão. Realmente, a atual gestão merece entrar no balaio das críticas, já que pouco tem feito para modificar o terrível estado em que aquele local se encontra. Em dois anos, já era sim possível ter feito mais. Mas, a bem do equilíbrio argumentativo, onde o parlamentar que fez o vídeo estava em 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012? Onde estão os vídeos com suas críticas sinceras referentes a estes períodos? Ou as chuvas não alagavam antes aquela área?
A pergunta acima é pertinente, já que é fácil esquecer que as obras de drenagem do rio Sitiá remontam ao ano de 2008, durante a gestão do petista Ilário Marques – reeleito para aquele mandato com ajuda, inclusive, da Camargo Corrêa, empresa investigada na Operação Lava Jato.
Por que em dois anos (2013 e 2014) o prefeito João Hudson deveria ter concluído as obras quando em cinco anos forças políticas ligadas ao PT não conseguiram finalizá-la? João Hudson é muito devagar em praticamente tudo o que faz, e pouco tem feito. Mas atribuir-lhe a culpa exclusiva por um problema idealizado, planejado, orçado, inicialmente executado e por vários anos sustentado pelo PT, não parece correto.
A verdade, no fim das contas, é que a cidade vem crescendo sem a devida supervisão do poder público. Sem planejamento, sem aqueles cuidados essenciais quando a decisão é lutar contra a natureza. Somente projetos de longo alcance, com máxima antecedência e executados com cuidadosa engenharia podem garantir a adaptação tranquila do homem aos espaços da natureza. Pelo menos parece ser assim neste caso específico. E foi exatamente isto o que não aconteceu.
Portanto, para conhecer os culpados pelo alagamento é preciso, antes de tudo, olhar de um ângulo superior à simples e hipócrita avaliação baseada em conjecturas partidárias. Depois, avaliar com cuidado quem foram os responsáveis, desde o início, pela execução das obras de drenagem. Como foi planejada? Por que ficou parada? E por que essa gestão atual não consegue dar continuidade a ela? Respondidas essas perguntas, não será necessário nenhuma abordagem superficial, parcial e de risco, como aquelas que expõem o avaliador ao risco da leptospirose ou do tétano.
Foi ridícula e oportunista a atitude do Higo Carlos. Chamaria até de irresponsável, pois foi contra-educativa a atitude dele de andar na lama da chuva, passando a mensagem de que isso é saudável. Ele é inteligente, mas infelizmente usa a inteligência para confundir o povo, igual o pai dele, o Carlinhos. Todos sabem que esta maldita obra na José Caetano começou na (indi)gestão do Ilário Marques e passou 4 anos praticamente parada no período do Prefeito Rômulo. Claro, que a gestão do João peca por não ter condições em dar continuidade à obra, mas o Monolitos Post está de parabéns por mostrar que a realidade é mais complexa do que mostrou nosso “vereador amante da chuva”.
Mais uma vez a politicagem sebosa !Este vereador aí, faz jus ao grupo dele, só faz falar, de conversas são muito bons. O prefeito que ele sempre apoiou não teve a competência e capacidade para concluir a obra e ele oportunista quer tirar proveito colocando a culpa na atual gestão.Esse Cidadão só pensa no seu bem estar próprio e a população que se dane que se ferre.
#Parabénsmonolitospost
#Excelentemateria.
Ótimo texto!
Realmente é pra se pensar e ver de quem é a culpa, vamos analizae e ver que ai na lagoa, sempre foi uma lagoa, e as pessoas tomaram o lugar dela, eu concordo que a gestão deveria fazer alguma coisa, mais a população tbm deve ver onde fazer suas moradias, imagina quando o cedro chegar a sangrar,pra onde vai a agua dele, ja pensaram nisso?
É uma verdadeira vengonha o aconteca nos ultimos anos em nossa cidade! Quixadá que já a princesa dos olhos da região centro do estado hoje é motivo de chacota nas cidades por onde ando, cidade sem prefeito, sem vereador, sem deputado, ou seja sem politico, tudo que vem pra nossa cidade passa direto pra Quixeramobim foi assim a anos atrás com a fabrica de calçado que o Sr prefeito Ilário marques deixou passar, foi assim com o Hospital regional, corpo de bombeiros, IML e etc. uma terra que não tem segurança visto que todos os dias temh homicidios, assaltos e outros crimes contra o cidadão Quixdaense,saúde publica tbem não existe, politicos que só pensam no seu bem estar e a cidade e o povo que se lixem, a mais recente foi o Quixada futebol clube não se clasificou pq passou a 90% do campeonato mendigando estadio pra jogar pq o a incompetencia do cidadão que se diz prefeito junto com o restanta dos politicos deram as costas pro nosso time que é patrimonio do nosso municipio, e essa do alagamento ninguem sabe pra onde o dinheiro foi pra terminar as galerias pra escorrer a agua que só fez comecar. Quixadá é uma vergonha!!!
O que temos ouvido muito, desde sempre, são falatórios. Tanto a situação, quanto a oposição e outros agregados ou não, falam muito e muito falam. Ninguém toma uma iniciativa concreta; somente BLÁ BLÁ BLÁ … uns reclamam, outros se defendem e atacam, outros sabem de porra nenhuma e mesmo assim dão seus pitacos. Há também aqueles que querem ganhar notoriedade no meio político. E assim a engrenagem vai rodando com o dente da saúde quebrado, o dente da infraestrutura urbana já corroído, o dente do turismo já extraído, o dente do esporte trincado e o dente da educação obturado. Lamento…, eu também nada fiz pelo Quixadá pois sou somente um espectador que fica catando notícias com conteúdo que realmente construa um Quixadá digno da população pacata que tem. DEUS NOS PROTEJA, EM NOME DE JESUS CRISTO. AMÉM.
O Brasil está cheio de vereadores de quinta categoria, um palhaço que a população, assistiu ao vivo é por isso que o PT morreu, todas as pessoas que observaram,independente de partido,criticaram a atitude desse cara que não respeitou nem a desgraça alheia.todos idiotas são assim pensam que estão abafando, por isso que o CID GOMES FALOU O QUE A MAIORIA DOS BRASILEIROS GOSTARIA DE DIZER,, NESSES ACHACADORES, QUE SIGNIFICA OPORTUNISTA.
Caros colegas, vocês só estão vendo a Rodoviária? Pois esse cals já piorou e muito, pois aqui no Baviera sempre teve dificuldade de escoar as águas, mas nesta última chuva tão falada a situação piorou 100%. Arrombando uma passagem, do Baviera para o Boto, um belo Loteamento Novo Baviera que foi aterrado a frente do Rio Sitiá. Então isso tá piorando a cada chuva, pois em 7 anos que moro aqui nunca tinha visto um alagamento tão grande no Baviera. Denize Coelho
Joaquim Pires, até parece algo pessoal. Resolve pessoalmente com ele!!! Você fugiu completamente do tema da matéria.
Concordo com o Jonas, esse vereador só quer saber de aparecer trabalhar que é bom nada.
Pergunto ao vereador Higo Carlos: caro onde você estava quando seu pai foi secretário de obras e comandou maior parte dessa obra? Não fez um videozinho sequer? Grite pelas gaiolas fantasmas também.
Será se o senhor também não recebeu nenhuma “ajuda” de algumas empresa envolvida na lava jato como seu chefe recebeu?
Vamos trabalhar com seriedade vereador. Critique, mas para para ação, denuncie aos órgãos competente a incompetência não só da atual gestão, que realmente é um desastre, mas de todos que prejudicaram o povo de Quixadá, com isso terá meu respeito.
Discordo Jonas Santos Elimar, quer dizer que agora ninguém vai fazer nada porque não fez antes, ou porque pode parecer aproveitador, nada haver! Tem que protestar e merece elogios sim!!! E os culpados, caros editores, já foram encontrados, por acaso, numa matéria do RC onde explica o que ocorreu quando de modo imbecil fizeram uma passagem no rio sitiá ao lado da linha férrea, de modo criminoso, pois interrompeu o curso do rio e alagou quase toda a cidade. Eu perdi um imóvel. O vereador tem razão sim, porque a culpa do agravamento do problema é da atual gestão, e ponto!!!
O Higo Carlos perdeu meu voto. Mostrou-se um aproveitador, viu numa tarde/noite de verdadeiro dilúvio a oportunidade de tirar vantagem política, fazer o que há de mais baixo na política, ou seja, sapateou na desgraça alheia. Se tu quer saber os reais motivos dessa obra ter apenas iniciado você deve perguntar ao senhor seu pai que foi quem contratou a obra e depois foi ser preposto da SOCONSTRÓI, QUE NÃO CONSTRUIU.