Martelo Batido: Aliados de Ilário Marques levam curso de medicina para Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) o segundo edital de chamamento para municípios que poderão receber cursos particulares de medicina. Foram escolhidos 22 municípios brasileiros, dentro da estratégia de equilibrar regionalmente o número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação desses profissionais.

O edital prevê a abertura de 1.887 vagas nas 22 cidades pré-selecionadas, em oito estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. Todos os municípios apontados têm relação de vagas em cursos de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e o índice de médicos por mil habitantes é menor que 2,7. A medida é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.

No Ceará, os municípios que poderão receber cursos de medicina são os seguintes: Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas.

Estas prefeituras pré-selecionadas que tiverem interesse em receber a faculdade devem confirmar participação entre os dias 13 e 24 deste mês pelo endereço eletrônico http://simec.mec.gov.br. Depois disso, o governo fará vistoria para saber se o local apresenta a infraestrutura necessária a um curso de medicina. O resultado será divulgado no dia 31 de julho e só então as instituições interessadas se candidatarão a abrir faculdade nos locais.

No Sertão Central, cuja disputa estava entre Quixadá e Quixeramobim, o resultado já publicado no Diário Oficial da União representa vitória do Deputado José Guimarães, aliado do ex-prefeito quixadaense Ilário Marques, que havia prometido usar toda sua influência para não deixar Quixeramobim perder o curso.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. se já esta publicado no diário oficial o que essa tal comissão foi fazer em brasília to vendo a hora o cirilo administra é o quixáda tambem e brincadeira.

  2. Antonio Saldanha, você fala de balanceamento, Quixadá pegou 3 universidade públicas (UFC, IFCE e UECE), e com relação a infraestrutura, vocês como um todo falam como se já tivesse um campus montando esperando uma instituição chegar e se instalar. A administração de vocês não consegue nem mesmo resolver os problemas com enchentes, criminalidade e outras coisas mais. Lembre-se que Quixadá está por um fio, vocês tem grande economia na região hoje graças a estas universidades e as cidades em torno de vocês que os mantem, no dia que Banabuiu, Choró, Ibiquitiga, Ibaretama e Ocara conseguirem se auto sustentar vocês todos estão ferrados e vão se dar conta que nem tudo é conquistado com nome ou cai do céu!

  3. A mensagem foi muito clara: infelizmente o 13 perdeu em Quixadá para o 10. Hoje temos um 10mantelo em Quixadá, e ao nosso político restou fazer algo pelo município vizinho, que certamente lhe ajudou muito mais que os traidores da terra dos monolitos. E pra quem disse que o Ilário e seu grupo não fazia nada… mordeu a lingua.

  4. A questão mesmo é só por política, que deveria ser chamada mesmo de politicagem, pois se fosse levar em consideração a questão de condições de estrutura e outros fatores, Quixadá teria melhor condição e mereceria a faculdade. O povo simplesmente deverá analisar que poucos são os políticos que trabalham mesmo em prol de todos, porém são muitos os que só visam os interesses próprios. Todos temos que nos unir para barrar essas ações de que tudo o que for grande obra que possa vir para Quixadá, seja desviado para Quixeramobim. Tem que haver um balanceamento e não esvaziamento. A galinha dos ovos de ouro fica mesmo em Quixadá, porém pelo que vemos, estão querendo levar a galinha dos ovos de ouro para Quixeramobim. Já pensou, se pudessem levar a pedra da Galinha Choca e a parede do Cedro para Quixeramobim, eles, os políticos não iriam querer levar para lá?com certeza iriam, pois tudo que é grande obra, como falei, querem tirar de Quixadá e levar para outro lugar ou Quixeramobim. Meu povo não é por falta de políticos influentes ou por causa de um administração municipal desastrada atualmente que Quixadá deve ser castigada não, tem que haver é justiça, pois Quixadá é a cidade que tem o maior potencial do Sertão Central, é a cidade que podemos considerar ponto estratégico para o desenvolvimento do Sertão Central e de todo Ceará. Quero lembrar também que o meu voto nenhum mau político vai ganhar…

  5. QUIXERAMOBIM e´ atualmente a cidade onde a força politica tem mostrado do que e´capaz,pois o prestigio do pref.CIRILO e´a decorencia de uma administraçao feita de muito trabalho.QUIXERAMOBIM se destaca com um plano de gestao que foi idealizado pelo pref.CIRILO desde a sua primeira administraçao,na qual foi implantado um distrito industrial,onde hoje trabalham cerca de 4.000 pessoas,e ja´ vai ser feito mais um distrito industrial para alavancar a renda da cidade que ja´passou a muito tempo a de Quixada´.Quixeramobim ja´era conhecida por seu hospital regional Dr.Pontes Neto,entao nada mais justo, da conquista do curso de medicina.

  6. É BOM LEMBRAR QUE QUEM É O PREFEITO DE QUIXADÁ NÃO É MAIS ILÁRIO MARQUES. ENTÃO PORQUE TUDO O QUE ACONTECE DE INVIABILIDADE MUNICIPAL PARA QUIXADÁ É CULPA DO MESMO? SE ELE FOSSE O PREFEITO COM CERTEZA ESTARIAM CULPANDO-O POR TODAS AS PERCAS QUE QUIXADÁ ESTÁ TENDO.ENTÃO POR QUE NÃO FALAM DOS POLÍTICOS QUE ESTÃO NO PODER EM QUIXADÁ NO MOMENTO? PORQUE A CULPA É DO ILÁRIO QUE NÃO É NEM VEREADOR? DEVEMOS APLICAR A INCAPACIADE NO GOVERNO MUNICIPAL ATAUAL.

  7. ESTÃO ESQUECENDO DE ONDE É O GUIMARÃES????? É DE QUIXERAMOBIM, NÃO FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO DELE LEVAR O CURSO PARA LÁ! SE QUIXADÁ NÃO TEM NEM SECRETÁRIO(A) DE SAÚDE, COMO VAI TER UM CURSO DE MEDICINA!!

  8. Prezados amigos.
    Quixadá não perdeu a Faculdade de Medicina hoje.
    Na verdade perdemos quando não fomos capazes de reunir esforços para trazer o hospital regional e o IML.
    A estrutura física de uma faculdade é o que menos conta pois a competente iniciativa privada consegue facilmente viabilizar.
    Agora um hospital, que dispõe de várias especialidades clínicas e de cirurgia não é tão simples de se fazer, mesmo com muito dinheiro.
    Da mesma forma um IML.
    Essas duas estruturas são fundamentais para a viabilização de estágios, aulas práticas e residencias universitárias.
    Dessa forma ter alimentado a esperança de viabilização de um curso aqui na nossa cidade foi um equívoco.
    Abraço

  9. Prezados amigos.
    Quixadá não perdeu a Faculdade de Medicina hoje.
    Na verdade perdemos quando não fomos capazes de reunir esforços para trazer o hospital regional e o IML.
    A estrutura física de uma faculdade é o que menos conta pois a competente iniciativa privada consegue facilmente viabilizar.
    Agora um hospital, que dispõe de várias especialidades clínicas e de cirurgia não é tão simples de se fazer, mesmo com muito dinheiro.
    Da mesma forma um IML.
    Essas duas estruturas são fundamentais para a viabilização de estágios, aulas práticas e residencias universitárias.
    Dessa forma ter alimentado a esperança de viabilização de um curso aqui na nossa cidade foi um equívoco.

  10. gente nao tenho nada contra nen a favor de ilario marques, mais porque que tudo que vai para o quixeramobim e de incompetencia dele,como e´ que vem um curso de medicina para o nosso municipio com a pasta da saude do jeito que esta sucateada e com um monte de incompetentes no comando, desde o prefeito ao secretario,um hospital que mais parece um campo de exterminio, falta de medicamentos, proficionais insatisfeitos,sujeira etc,esse curso vai para la´porque la´vai funcionar um hospital de grandes dimensoes que vai absolver essa mao de obra,como e´que um medico recem formado iria trabalha no hospital eudasio barosso, que mais parece um posto de saude.

  11. – QUIXERAMOBIM, DIGO CIRILO PIMENTA, FARIA UM GRANDE FAVOR A QUIXADA SE TAMBEM LEVASSE SR ILARIO E SEU GRUPO PARA ACESSORA-LO, E, MOSTRAR COMO EM TAO POUCO TEMPO UM MUNICIPIO DE TANTA IMPORTANCIA NO ESTADO, PERDEU O RUMO, SOFRENDO COM UMA BRIGA INTESTINA DESTAS, SEM FALAR NA MESQUINES DOS PRINCIPAIS LIDERES DESTA CIDADE, ENGALFINHANDO-SE NUMA LUTA DE PERDEDORES, ALIAS, PERDEMOS NOS MUNICIPES !!

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.