Atendendo requerimento da vereadora Ivana Magalhães, a Câmara Municipal de Quixadá promoveu, na noite desta quinta-feira, 23, um encontro que debateu a reforma política no Brasil. A temática de extrema importância, especialmente por representar uma das mais aclamadas bandeiras das recentes manifestações, teve como principal expositor o Deputado Federal Danilo Forte (PMDB).
Prefeitos e vereadores de vários municípios cearenses estiveram presentes, assim como lideranças políticas de Quixadá. O evento também teve ampla cobertura da mídia local.
O Deputado Danilo Forte tem participado ativamente das discussões sobre reforma política. O parlamentar integra a Comissão Especial da Câmara formada para discutir o assunto e tem acompanhado os encontros promovidos pelo colegiado.
Para Danilo – que respondeu algumas perguntas da assistência -, a ideia é envolver os diversos segmentos da sociedade na discussão sobre a PEC 344/2013, que altera o artigo 17 da Constituição Federal, condicionando o acesso dos partidos políticos ao fundo partidário, ao uso gratuito do rádio e da televisão, à disputa eleitoral na escolha de representantes para a Câmara dos Deputados e Senado Federal.
O peemedebista defende o modelo “distritão”, que acaba com as coligações nas eleições para vereadores e deputados e institui a eleição apenas dos candidatos mais votados, aumentando a representatividade dos parlamentos.
Em sua fala, o cardiologista Ricardo Silveira aproveitou para lembrar o apoio que o Deputado Danilo Forte tem dado aos quixadaenses na luta pelo cadastramento de Quixadá na lista dos municípios pré-selecionados para receber o curso de medicina. Também pediu que, ao votar qualquer projeto de reforma política na Câmara Federal, o Deputado tenha como alvo final o efetivo benefício dos cidadãos.
Os vereadores presentes manifestaram preocupação com o chamado “projeto tampão”, ideia que circula no Congresso Nacional. Por ele, os vereadores eleitos em 2016 teriam seus mandatos abreviados em dois anos. Como resultado, o pleito de 2018 unificaria o processo eleitoral num único empreendimento, havendo, simultaneamente, eleições para preenchimento de cargos nas três esferas de poder.
Reeleição, financiamento de campanha, corrupção, independência dos poderes e outros temas foram amplamente discutidos, tornando o evento realmente significativo.
Apesar de não ser o foco do evento, mas faltou alguém perguntar porque o nobre deputado votou a favor da proposta da TERCEIRIZAÇÃO.
ESTAVA PRESENTE NESSE EVENTO, FOI BASTANTE ESCLARECEDOR ATÉ UM CERTO MOMENTO, FALOU-SE EM CORRUPÇÃO, OPERAÇÃO LAVA JATO, CRÍTICAS A PARTIDOS POLÍTICOS, O QUE O NOBRE DEPUTADO FEDERAL DANILO FORTE NÃO FALOU É QUE SEUS PRINCIPAIS LIDERES DO SEU PARTIDO PMDB, CUNHA E RENAN, AMBOS PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL E PRESIDENTE DO SENADO, SÃO INVESTIGADOS PELA OPERAÇÃO LAVA JATO, POR RECEBIMENTO DE PROPINA, QUE ISSO FIQUE BEM CLARO NOBRE DEPUTADO.