Terminou nesta quinta-feira (30), em Fortaleza, o XVII Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS).O evento reuniu autoridades de todo o país para discutir e definir estrategias para a assistência social.
Entre os representantes de vários municípios brasileiros, estava a primeira-dama, Shirla Rabelo, da cidade histórica de Canudos, no sertão da Bahia, que veio acompanhada de uma equipe para representar o município canudense. Segundo ela, foi bom o contato direto com a secretária nacional de assistência social.
Outro momento de destaque, para a alegria dos cearenses e, em especial, dos cidadãos do município de Banabuiú, o evento foi presidido pela assistente social Ieda Castro, que assumiu recentemente a Secretaria Nacional de Assistência Social, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) é responsável pela gestão da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que busca consolidar o direito à assistência social em todo o território brasileiro. A Secretaria dedica-se especialmente à implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), ferramenta que garante a descentralização das ações e dá agilidade ao repasse de verbas do Governo Federal para os estados e municípios.
A SNAS realiza também a gestão do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), que oferece recursos e financiamentos para serviços, programas e projetos de assistência social em todo o Brasil.
As atividades da SNAS são regidas pelas diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que busca garantir o atendimento às necessidades básicas da população por meio de iniciativas baseadas em cidadania e inclusão social.
Contato:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS)
Edifício Ômega – SEPN 515 – Bloco B – 3º andar – Sala 360
CEP 70770-502 – Brasília/DF