O vereador Audênio Moraes (PPL) comentou na manhã desta quinta-feira, 07, a movimentação feita por políticos, empresários e populares, em prol do curso de medicina em Quixadá. Justiça seja feita, o vereador esteve também empenhado nos esforços de convencer autoridades federais acerca da viabilidade da instalação do curso neste município.
Porém, chamou realmente atenção parte do discurso do parlamentar, que dedicou-se a uma defesa pública do Deputado José Guimarães. O deputado petista é líder do Governo Federal na Câmara e já deixou claro que fará tudo o que estiver ao seu alcance para conseguir que o curso de medicina seja instalado em Quixeramobim, onde ele mantém acordos políticos com o prefeito Cirilo Pimenta.
Audênio afirmou que criticar Guimarães não é o melhor caminho a ser adotado na luta pelo curso. Segundo ele, Guimarães tem feito apenas seu papel.
Realmente, Guimarães tem feito o papel dele, e este papel evidentemente é contra o interesse de Quixadá pelo curso de medicina. Ocorre, no entanto, que Moraes tem se mostrado aliado de Ilário Marques e este, por sua vez, coopera com a liderança de Guimarães sobre o PT cearense. No ano que vem, é provável que Guimarães venha a Quixadá pedir votos para o candidato petista à prefeitura.
Vale ressaltar que Guimarães também foi um dos principais articuladores do governo na votação da Medida Provisória 665, ocorrida nesta última quarta-feira, 06, que reduziu direitos trabalhistas.
O povo só tem o que merece
Da-lhe cuequinha, tu é o cara
O tal Guimarães não é o todo poderoso, para querer levar tudo para Quixeramobim, porém sabemos que ele é líder do Governo Federal, o que deve pesar bastante. A luta deve continuar também no sentido de se ver sempre quem é o político pernicioso para Quixadá. Todos os eleitores e cidadãos de Quixadá tem que ter olho vivo sobre todos políticos que não se presta a nada em prol de Quixadá. Sabemos que até o próprio senador Tasso, o Senador Eunício estão a favor de Quixadá. Seria bom sabermos sobre o senador Pimentel e todos cobrar dele para que lute para que não só a faculdade de medicina venha para Quixadá, mas também por outros investimentos.
Se o Guimarães é natural de Quixeramobim, o mais lógico é ele querer o curso na cidade dele. Sabemos que além disso tem as articulações políticas com tal município. Acho que o problema está com os deputados do nosso município e com a prefeitura que não passou nem os dados corretos ao ministério.