Uma reportagem do Jornal O Globo dessa sexta-feira, dia 08, trás a tona declarações bombásticas do ex-presidente do Uruguai, José Mujica, sobre uma reunião entre ele e o ex-presidente Lula.
Segundo a reportagem, um livro-reportagem lançado no Uruguai esta semana, e que conta os cinco anos do governo de José Mujica a partir do ponto de vista dele, traz à tona uma “confissão” que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe teria feito em 2010.
Em “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), escrito pelos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, ainda sem data para chegar ao Brasil, Mujica relembra um dos encontros que teve com Lula. Relata que, ao falarem sobre o escândalo do mensalão, que consistia na compra de apoio político, o petista lhe teria dito que aquela era “a única forma de governar o Brasil”.
De acordo com o relato de Mujica, quando o assunto veio à tona, numa reunião feita em Brasília nos primeiros meses de 2010, Lula lhe teria dito textualmente: “Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”. Para logo em seguida, emendar: “Essa era a única forma de governar o Brasil”. Segundo Mujica, o ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori estava na sala e também ouviu a “confissão” do petista.
Ainda de acordo com o Jornal O Globo, Lula sempre negou saber do escândalo do mensalão. Em agosto de 2005, pouco depois de o caso vir à tona, o então presidente fez um discurso dizendo que se sentia “traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tivera conhecimento” e que estava “tão ou mais indignado do que qualquer brasileiro” diante do episódio. Depois, passou a afirmar que a existência do esquema nunca havia sido comprovada e que seus colegas de partido tiveram uma punição política.
Procurado para comentar o conteúdo do livro, o Instituto Lula informou que não teria “como encaminhar um comentário a essa hora” e pediu que as palavras de Mujica não fossem reproduzidas parcialmente. Na obra, o uruguaio também diz que admira Lula e que ele é um “baixinho bárbaro”.
— Mujica sempre viu Lula como uma espécie de padrinho. Sempre pensou que o Uruguai deveria seguir o rumo do Brasil, que é o grande protagonista da região — disse o jornalista Andrés Danza ao GLOBO. — Mujica sempre afirmou que Lula não é corrupto, mas que o Brasil vive na corrupção.
E pra ilustrar: 13 de abril na cidade de Itajaí, Santa Catarina, cujo tema foi Ética e a administração, Joaquim Barbosa proferiu palestra e quem arcou com as despesas – incluindo passagens, segurança e hospedagem – foi a Câmara de Vereadores do município. Uma hora de palestra e uma bela pérola do que é o Brasil “O patrimonialismo faz parte do nosso DNA”.
Vergonha pro Brasil é só ser possível de governar através dessa forma e não quem se usa dessa forma para governar.
Veja a verdade dita pelo Cid no CN. Houve com Lula, houve com FHC na compra da reeleição e haverá com a Dilma. Vejam o PMDB com a boca salivando pra sugar o restante do governo. Como diria Severino, senhores, no Brasil não existem santos.
Eu nao conheço não caro juliocezar leite…conheço professor aposentado aos 37 anos e que chama o trabalhador de vagabundo, milionário e que as custas do povo brasileiro, que f.. o Brasil e ninguem fala nada e inclusive pega o gancho pta tentar f… um cara como o Lula, meu caro você precisa ver as coisas com um fundo de investigação, não se deixe levar por comentários de jornais, blogs etc…alguns deles tem uma conotação de auto promoção e se for preciso eles irão fazer o inimaginavél pra alcançar seus objetivo. Procure uma declaração do ex-presidente do Uruguai em relação a essa conversa que ele teve com o Lula. E se possivel, passe para esse blog (claro que eu duvido que eles publiquem, por que quanto mais eles puderem sujar a imagem do adversário, melhor). Um dia ainda teremos um jornalismo totalmente comprometido com a verdade da notícia, ainda acredito nisso. Totalmente avesso a esse modelo vergonhoso atual.
– PERGUNTO AO DISTINTO PUBLICO; CONHECEMOS ALGUM OUTRO TORNEIRO MECANICO-BILIONARIO-APOSENTADO-TRABALHADOR-LOBISTA-PALESTRANTE DE PLATEIAS AMESTRADAS, QUE VIVA AS CUSTAS DOS RECURSOS DO POVO BRASILEIRO, SEM DAR UM PREGO NUMA BARRA DE SABAO, DESDE 1978 ??