A crise na área da saúde atinge, também, vários municípios do sertão central do Ceará. Quixadá está há quase dois meses sem uma secretária de saúde titular, a pasta hoje está sendo comandada, interinamente, por uma sobrinha do prefeito.
Já no município de Canindé também conta com uma secretária interina, pois o juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Canindé, Antônio Josimar Almeida Alves, em uma decisão na última quinta-feira, dia 07, acatou em parte o pedido do Ministério Público Estadual, feito através das Promotoras de Justiça Maria Carolina de Paula Santos Steindorfer e Anny Gresielly Sales Grangeiro Sampaio, que pedia a suspensão dos efeitos do ato que nomeou a secretária de saúde municipal de Canindé.
Na decisão, o juiz Josimar determinou a suspensão dos efeitos do Ato de Nomeação da secretária Aline Macedo de Oliveira Granjeiro do cargo de Secretária Municipal de Saúde do município pelo prefeito Celso Crisóstomo (foto).
Na ação, o MP alegou que a secretária Aline teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), o que proíbe assumir a função exercida por ela, conforme a Lei Orgânica do Município de Canindé, nos artigos 125 e 126.
O prefeito municipal de Canindé, Celso Crisóstomo, em entrevista concedida à Rádio São Francisco AM, nesta terça-feira, dia 12, anunciou como nova secretária de Saúde a enfermeira do SAMU Hidelvandra dos Santos Soares, que estava coordenando a UPA no município.
De acordo com o gestor municipal, Hidelvandra ficará assumindo a pasta de saúde de maneira interina até que toda a situação da secretária Aline possa ser resolvida.
Segundo informou o prefeito, Aline Macedo está respondendo no Tribunal de Contas dos Municípios TCM porque quando ela era secretária em outro governo, a prefeitura não recolheu as obrigações previdenciárias dos servidores com o INSS e com o IPMC, dívida a qual já houve uma negociação da atual gestão para com estes órgãos.
O gestor de Canindé informou, também, que foi notificado na última sexta-feira, dia 08, e que já comunicou ao judiciário que Aline não está mais no cargo de secretária. Também contou que a ex-secretária está recorrendo junto ao TCM para rever a decisão do órgão.
Com informações do Canindé Notícias