Neste sábado, dia 30, foi realizado no auditório do Instituto Federal do Ceará, em Fortaleza, o 5º Congresso do PT, etapa estadual. Estiveram presentes ao evento alguns dos principais figurões da sigla no país e no estado, entre eles, o presidente nacional, Rui Falcão, o vice-presidente nacional, Deputado José Guimarães, o Governador Camilo Santana, o Deputado Federal Odorico Monteiro, a Deputada Federal Luiziane Lins e outros de menor expressão.
Nos discursos de cada participante, uma ideia persistente: os filiados não devem se deixar abater pelo cenário desfavorável ao partido, mas ajudar a sigla a passar através daquela que é, possivelmente, a maior crise já experimentada. Verdade que isto não foi dito com todas as letras, mas estava implícito em cada reafirmação de que o PT é o partido que mudou o Brasil, que tirou tantos da pobreza, que fez isso e fez aquilo.
A pouca assistência, no entanto, não parecia corresponder aos apelos e permanecia passiva a maior parte do tempo. O aplicativo WhatsApp muito provavelmente salvou o tempo de alguns, já que foi um ótimo escape para quem não conseguia digerir toda a discrepância entre o discurso e a efetiva prática petista.
As graves denúncias de envolvimento do partido com uma estrutura gigantesca a serviço da corrupção vão, dia após dia, esfriando os ânimos nas fileiras vermelhas. Afinal, poucos são os que desejam se identificar com a sujeira que frusta o avanço do país e que lhe rouba o vigor.
As dores oriundas das declarações de campanha da presidente Dilma Roussef – comprovadamente enganosas pelos fatos que se desenrolam no mundo fora do marketing eleitoral, desde o início de janeiro deste ano -, persistem em atormentar as mentes daqueles que, dados a análise menos apaixonada, vão caindo em si e obtendo com clareza uma visão do que realmente são: peças de uma enorme engrenagem destinada a alimentar a si mesma e a manter-se no poder indefinidamente.
Que o PT e seu governo, através de Dilma, realmente estão em crise, ninguém nega. Isto ficou bem evidente neste quinto congresso da etapa estadual. E apesar dos esforços da sigla para fazer parecer o contrário, a crise não dá sinais de uma data em que deve acabar. As eleições de 2016 já devem dizer algo sobre isto. Afinal, ninguém pode escolher ser vítima dos efeitos da corrupção, mas pode escolher não apoiá-la.
O PT faz força para reverter os danos causados pelas próprias ações, isto é inegável; mas o mundo real não ajuda, e o partido segue como diz o ditado: devagar, quase parando.
HOJE O PT-JOVEM, NAO SABE O QUE OS ANTIGOS VERMELHOS ESTAO FALANDO, OS ATUAIS DETENTORES DE CARGOS-BENESSES-MORDOMIAS-MARACUTAIAS(COMO DIZIA SR LULA), FAZEM QUESTAO DE NAO DIZER A VERDADE A ESTES JOVENS(TORNOU-SE MAIS DIFICIL ENGANALOS), E VAO TENTANDO LUDIBRIAR OS MUITOS INCAUTOS-ELEITORES QUE PERSISTEM EXISTIR, COM ESTA BABOSEIRA ENGANADORA DE DIREITA, ESQUERDA, CAPITALISTA. . . MAS, NAO E O PT QUE FABRICOU A ATUAL CRISE ?!, POR PURA INCOMPETENCIA(POLITICA E ADMINISTRATIVA?). AGORA QUERER IGUALAR TODA A POLITICA\POLITICOS\PARTIDOS NUM MESMO SACO DE GATOS(SR. A. SALDANHA !?), E, TAPAR O SOL COM A PENEIRA, CONVERSA PRA BOI DORMIR, JOGAR M…. NO VENTILADOR, E, LIGA-LO NO MAXIMO(SR SALDANHA), SAIAM DE PERTO, VAI LONGE A FEDENTINA. . .
Se fizermos uma análise, um breve estudo de tudo o que já aconteceu bem antes e atualmente, veremos que sempre no Brasil a política foi feita mesmo sem a participação do povo na tomada de decisões, sem realmente haver a real democracia. Todos podemos dizer que a política no Brasil está em crise, pois todos partidos tem os seus podres. Não adianta focar a crise só de um partido, quando sabemos que em outros partidos existem políticos corruptos, afinal nos estamos no Brasil. Neste país sempre vingou a política dos coronéis, dos abastados, dos fazendeiros que tomaram as terras dos índios, sendo que agora vinga a política dos banqueiros, a politica do PIG, a política dos industriais, a políticas das empreiteiras, a política dos falsos líderes que se envolvem com política. O que esse país precisa é fazer uma reforma total na política, desfazer o ovo da serpente que está em Brasilia. Agora só querer aniquilar só um partido, para querer fortalecer outros partidos, que sabemos são crias da antiga ARENA, partido criado pelos fascistas/nazistas na época do militarista, é querer não esclarecer a população sobre os riscos que esse país vai sempre correr. O povo precisa saber que ele não pode mais ser enganado, escravizado, afinal o Brasil é de todos e não só da classe política e da classe alta (banqueiros, industriais, grandes empresários, falsos religiosos…), querer sempre parasitar o Brasil é bem mais fácil do que torná-lo uma nação de todos, pois quem já vive do suor dos trabalhadores, não vai querer se desfazer dos bens que têm, mesmo sabendo que parte desses bens foram obtidos do suor e do sangue do trabalhador. A política tem que ser para o povo e pelo povo trabalhador, já que sem povo trabalhador os abastados deixarão de ser abastados, pois virarão parasitas de si próprios, se aniquilarão pelo próprio veneno.