O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 28 municípios cearenses afetados pela seca.
A portaria com a lista das cidades foi publicada na edição desta sexta-feira, dia 05, do Diário Oficial da União.
Em 18 de maio, a União já havia reconhecido a situação de emergência em 67 municípios do Ceará. O estado enfrenta, em 2015, o quarto ano de estiagem.
Segundo a pasta, após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas para socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres.
De acordo com o ministério, para pedir os recursos, o município deve mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.
Veja relação das cidades que foram reconhecidas com situação de emergência:
Apuiarés, Ararendá, Banabuiú, Boa Viagem, Cascavel, Catunda, Caucaia, Choró, Forquilha, Groaíras, Ibicuitinga, Iguatu, Irauçuba, Jaguaretama, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Lavras da Mangabeira, Morrinhos, Novo Oriente, Parambu, Pereiro, Potiretama, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Sobral, Solonópole, Tejuçuoca, Umirim.