Vereadores pretendem entrar com mandado de segurança para garantir abastecimento do Pedras Brancas

- por
  • Compartilhe:

Um grupo de vereadores de Quixadá pretende conseguir na justiça um mandado de segurança para barrar licitação do Governo do Estado do Ceará que pretende assegurar o abastecimento de água do município de Quixeramobim através da construção de autora entre o Açude Pedras Brancas e aquele município.

Para os parlamentares quixadaenses, é importante garantir o abastecimento de água em Quixeramobim, que vive sua maior crise hídrica desde a década de 1990, quando o município precisou ser abastecido por carros-pipa. Porém, eles acreditam que é igualmente importante garantir que o Peras Brancas tenha volume suficiente para não acabar deixando os dois município – Quixadá e Quixeramobim -, sem a água necessária.

O temor dos parlamentares não é sem base. De junho de 2013 para junho de 2014, o Açude Pedras Brancas perdeu quase 10% de seu volume total e hoje está com pouco mais de 15% deste volume. Com o aumento substancial da demanda após a instalação da adutora, e com as previsões de continuidade do período de estiagem, a preocupação é que o reservatório perca a capacidade de atender os dois municípios ainda durante o ano de 2016.

A sugestão dada pelos vereadores para sanar a problemática é que o Governador Camilo Santana também autorize a construção de uma adutora que ligue entre o Rio Banabuiú e o Pedras Brancas podendo, inclusive, vir do município de Morada Nova.

O vereador Laércio Oliveira, que está à frente da iniciativa pelo mandado de segurança, usou a manhã desta sexta-feira, 19, para conseguir as assinaturas dos demais parlamentares.




Comentários

Os comentários abaixo não representam a opinião do Monólitos Post; a responsabilidade é do autor da mensagem.
  1. Daqui a uns dias vão levar a pedra da galinha choca e a do cruzeiro também.

  2. Finalmente uma iniciativa que favorece aos quixadaenses.

Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.