Evite a comunicação “fria” e “robotizada”

- por
  • Compartilhe:

meninas-bar-celular

Atualmente, estamos sempre conectados. Quando olhamos ao redor, percebemos pessoas usando tabletssmartphones, notebooks, enfim, temos várias opções para nos mantermos conectados e de ficarmos por dentro de tudo que ocorre em nossa cidade, estado, país e em outros países em questão de segundos. E isso é “mágico”, incrível, legal e bastante útil.

Só que ultimamente tenho presenciado algumas situações que me fazem pensar sobre o efeito negativo do uso exagerado destas tecnologias. Algumas ferramentas foram criadas para aproximar as pessoas, mas em algumas situações especificas, percebo o oposto, infelizmente.

Tenho saído com alguns amigos, e vou pra estes momentos com a expectativa de que estes eventos nos proporcionarão conversas agradáveis, gargalhadas, comunicação “olho no olho”. Mas, o que tenho percebido são pessoas ao redor de uma mesa, caladas e mexendo em seus aparelhos eletrônicos modernos. E o mais estranho é perceber que alguns amigos no encontro estão conversando com outras pessoas que estão ali do lado (na mesma mesa) através de aplicativos de bate papo (por exemplo: WhatsApp, WeChat, Viber). Quando percebo isso, começo a mentalmente questionar o seguinte: Por que esta atitude? Estamos perdendo a vontade e o prazer de olhar a outra pessoa ao conversar, ao gesticular, de perceber as emoções e sentimentos do outro através da comunicação verbal, gestual e das expressões faciais dela?

Estamos nos tornando seres humanos “robotizados” e “frios”?

Tenho certeza que uma gargalhada sincera ou as expressões do rosto que indicam alegria, preocupação, raiva, desconfiança e outras mais não são claramente transmitidas através de aplicativos de bate papo, por mais modernos que eles sejam.

Já ficou estabelecido há muito tempo no “mundo” dos bate papos que o “kkkkkkkkk…” quer expressar que a pessoa está rindo muito em decorrência de algo, já o “Rsrsrs…” quer dizer que a pessoa achou algo engraçadinho. Mas tanto um como o outro são modos de comunicação “artificiais” e “frios”.

Torço para que a cada dia que passe a tecnologia evolua cada vez mais, e nos beneficie positivamente com esta evolução. Mas torço também para que nós não percamos o prazer de conversar com as pessoas, olhando pra elas, percebendo suas expressões expostas de diferentes maneiras através do corpo delas. Caso não busquemos isso, a cada dia que passa nos tornaremos mais “frios” e “robotizados”. E isso será algo ruim para toda a sociedade. Devemos desde já nos preocuparmos com isso.

Pode até parecer que o que escrevi anteriormente seja bobagem, mas acho que você gostará de em um momento de muito sofrimento ou dor, receber o “calor humano”, um abraço, perceber um olhar que reflete uma mensagem do tipo “estou contigo, vamos vencer isso juntos”… E não um texto via bate papo dizendo “sinto muito”, “isso vai passar” ou “o tempo cura tudo”.

Por Joel Soares

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva do seu autor. 




Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.