A Secretaria de Saúde de Quixadá ainda comemora os resultados da VIII Conferência Municipal de Saúde, realizada na última quarta-feira, 15, no auditório da Faculdade Cisne, neste município, registrando o maior número de participantes em eventos dessa área no Sertão Central. Mais de 650 profissionais da saúde, líderes comunitários, agentes de saúde e endemias e sindicalistas, participaram com o Conselho Municipal de Saúde do evento.
Além da coordenadora da 8ª Célula Regional de Saúde (8ª Ceres), Benedita de Oliveira, representando o Governo do Estado, o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, também participou da Conferência. Em sua fala, ele reconheceu aos conferencistas os desafios na área da saúde pública e falou acerca do “cenário nacional desfavorável aos gestores públicos”. O prefeito também disse que, além de refletir sobre o que se deve melhorar, Quixadá precisa também compartilhar as conquistas alcançadas, sem detalhar quais seriam estas.
Quem também marcou presença na VIII Conferência Municipal de Saúde foi a comissão quixadaense de mobilização pela implantação de uma Faculdade de Medicina nesta cidade. Representantes do movimento fizeram uma exposição do que vem sendo preparado para receber os técnicos avaliadores dos municípios participantes da disputa por uma unidade do curso.
Outra apresentação importante foi a do Grupo de Resgate Monólitos, composto por voluntários que, nos finais de semana, estão atendendo chamados de emergência e urgência e realizando o atendimento pré-hospitalar, muitas vezes antecedendo a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
No encerramento foram escolhidos os 12 delegados que representarão Quixadá na conferencia estadual a ser realizada em Fortaleza.
Os delegados Felismar da Silveira Monteiro, Antônia Lindonete Monteiro, Luciano Alípio de Lima, Marília Stephany de Almeida Barroso, José Valdir de Oliveira, Ana Maria Eugênio da Silva foram nomeados para representar os Usuários.
Paulo Costa de Oliveira, Francisca América Evangelista Belchior, Vivalma Jucá Oliveira representarão os profissionais da Saúde.
O Grupo Gestor será representado pelos delegados Raquel Tavares Nobre de Freitas, Denise de Paula Silva, Paulo Jorge Rabelo de Lima.
- Eixo 1 – Direito a Saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade
- Eixo 2 – Participação Social
- Eixo 3 – Valorização do trabalho e da educação em saúde
- Eixo 4 – Financiamento do SUS e relação público-privado
- Eixo 5 – Gestão do SUS e modelos da atenção a saúde
- Eixo 6 – Informações, educação e política de comunicação do SUS
- Eixo 7 – Ciência, tecnologia e inovação do SUS
- Eixo 8 – Reformas democráticas e populares do Estado.
Sem noção !
A conquista foi conseguir enganar aqueles que acreditaram nele, inclusive eu.
Realmente foi uma administração 10 X 0 = 0
cara de chibata mesmo,e´ muita cara de pau.
Que conquistas foram essas?Nao estou entendo,ele afundou Quixada.